Buscar

Dica da Polícia Civil: Identifique sinais de um relacionamento abusivo

Você pode identificar se está se envolvendo em algo destrutivo ou não

Cb image default
Divulgação

Sentimentos como ansiedade, tristeza e baixa autoestima são sinais de relacionamento abusivo. Se você tem a sensação de estar envolvida em uma relação em que o parceiro, na maioria das vezes, não te passa segurança e alegria, você pode estar vivenciando isso. Você pode identificar se está se envolvendo em algo destrutivo ou não, e entender como terminar com essa violência psicológica através das nossas dicas.

Fique atento:

Ciúmes demais: Todos que já estiveram em um relacionamento sabem que alguns momentos de ciúmes podem acontecer, mas, se seu parceiro tem ciúmes de outros homens, mulheres, dos seus amigos ou familiares e tenta te isolar dessas pessoas, esse não é um bom sinal.

Controlador: Ele tenta controlar tudo que acontece com você, tais como, seus compromissos, suas roupas, sua maquiagem, seus amigos, seu tempo livre, seu dinheiro. Esse tipo de possessividade é um comportamento comum de pessoas que podem demonstrar, com o tempo, outros tipos de violência.

Você está sempre errada: violência psicológica pode ser tão perigosa quanto outros tipos de violência e levar a sérios problemas de saúde mental. Se a pessoa com quem você se relaciona está sempre te rebaixando, dizendo que você está errada, que você é burra e que você não faz nada direito, ela está sendo abusiva com você.

Não respeita seus “nãos”: Respeito é um dos principais pilares para um relacionamento saudável. Os seus “nãos” precisam ser respeitados, seja caso você não queira sair em certo dia ou até se você não quer se relacionar sexualmente. Lembre-se: você não é obrigada a fazer coisas que não quer ou que não se sente confortável em fazer.

Suas conquistas o incomodam: Quando conquistamos algo é muito bom ver que a pessoa que está ao nosso lado está feliz por nós! Mas, em muitos casos não é isso que acontece. Se seu parceiro fica incomodado porque você conseguiu aquele emprego legal, terminou o semestre com uma boa nota ou ganhou um aumento, ele não te quer tão bem quanto parece.

Ele é agressivo: Nenhum tipo de agressão deve ser aceita. Se ele grita com você, te chama de “louca”, desconta a raiva em objetos, te força a fazer coisas que você não quer ou até mesmo te agride fisicamente, é importante ter em mente que isso não é certo e que você não merece ter um relacionamento como esse.

Ele é o único que vai te amar: A famosa chantagem emocional. Ele te faz acreditar que ninguém além dele vai te amar, que você não dá valor ao amor dele, que você não ama ele de verdade, que se você não fizer o que ele quer você terminará sozinha. Não caia nessa, ter do seu lado alguém que vive brincando com o seu psicológico não é bom!

Veja a essa e outras Dicas pelo www.pc.ms.gov.br e no canal da PCMS no youtube. Lá você encontra conteúdo exclusivo das ações da Polícia Civil, além de entrevistas e novidades. Siga-nos também no Instagram e facebook.

Ouça esta dica na voz da Delegada Sidneia Tobias clicando aqui.

Ouça também o Segurança em Pauta. O programa de entrevistas da Polícia Civil que aborda a Segurança Pública no MS, de forma técnica e imparcial. Toda segunda-feira você ouve um novo programa no www.ms.gov.br

A Polícia Civil estará sempre presente para Servir e Proteger. Queremos ajudar você a se auto ajudar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.