Buscar

Do lado psicológico aos investimentos: como o poker se tornou muito mais que um jogo de cartas

Cb image default
Divulgação

Cartas de baralho rolando em uma mesa com feltro verde, fichas e mais fichas pra lá e pra cá e muito dinheiro envolvido: essa é a imagem que a maioria das pessoas têm do poker, uma modalidade que existe há mais de 100 anos e só cresce em popularidade pelo mundo. Porém, essa é uma visão muito simplista de um jogo, que envolve muitos outros aspectos.

Não à toa o poker foi reconhecido há alguns anos como um esporte da mente – ou seja, uma modalidade esportiva que privilegia lado mental em detrimento do esforço físico, como outros tantos esportes. Dessa forma, o poker se equipara a outros jogos como xadrez, bridge, damas e mahjong.

Existe, inclusive, uma federação internacional de poker vinculada à International Mind Spots Association (IMSA, ou Associação Internacional dos Esportes da Mente), maior autoridade global desse tipo de modalidade. Uma de suas pretensões é incluir o jogo de cartas nas Olimpíadas em um futuro breve.

Mas, afinal, o que difere o poker de outras modalidades de cartas que estão mais atreladas ao que costumeiramente chamamos de jogos de azar, como o blackjack (ou 21, como é conhecido no Brasil) e o bacará?

Aspecto psicológico

O que leva o poker a ser considerado como esporte da mente é seu grande apelo psicológico. Isso porque o sucesso no jogo que leva muitos profissionais a ostentarem uma grande carreira está diretamente ligado à capacidade de tomada de decisões assertiva, controle emocional afiado, resiliência acima do normal, frieza para os momentos mais difíceis e até mesmo a capacidade de blefar.

Com todas essas habilidades no “pacote”, a sorte acaba desempenhando um papel secundário no repertório de qualquer grande jogador. Não é raro ver um jogador com muito mais sorte com as cartas ser derrotado por outro com cartas inferiores, mas com uma tomada de decisões correta.

Por se tratar de um jogo com ganhos e perdas financeiras, o controle emocional também é fundamental para o sucesso. Isso porque é muito comum que jogadores amadores acumulem prejuízo atrás de prejuízo tentando recuperar derrotas – o que os profissionais da área chamam de “tilt”.

Lado financeiro 

Você não leu errado quando dissemos “muito dinheiro envolvido” no começo nesse artigo. Hoje, o poker é uma modalidade que proporciona ganhos milionários. Segundo um levantamento do site The Hendon Mob, 20 brasileiros já ultrapassaram a marca de US$ 1 milhão em premiações nos torneios ao vivo – ou seja, aqueles disputados em cassinos pelo mundo. Se considerarmos também o poker online, esse número é ainda maior.

Porém, tanto dinheiro assim não vem da noite pro dia. No poker, existe um conceito muito difundido de gerenciamento de banca, ou seja, a forma como cada jogador lida com o dinheiro dentro do esporte da mente. Isso porque existem custos envolvidos com equipamentos, capacitação, viagens, hospedagem, entradas nos torneios e muito mais.

Ou seja, além de proporcionar diversão, o poker é uma enorme escola para quem busca entender melhor o sistema financeiro – afinal são diversos conceitos que aproximam poker e o mundo dos investimentos, como o ROI, que está atrelado ao risco e à possibilidade de retorno.

Matemática em jogo

Um outro aspecto importante do poker é o lado da matemática – que está ligada não somente à gestão de recursos financeiros que mencionamos acima, mas também a própria leitura de jogo durante cada mão disputada. É aí que entra uma das áreas mais importantes da matemática: as probabilidades.

Ter sucesso no poker exige dos jogadores uma grande capacidade de cálculo para definir as chances de sucesso ou não em determinada mão – o que diretamente influenciará na decisão de seguir jogando, apostar mais ou simplesmente desistir daquela rodada específica.

Isso não quer dizer que ser um grande jogador de poker exige um conhecimento nível PHD com números e cálculos, mas quanto maior for a capacidade das pessoas de lidar bem com a matemática no dia a dia do jogo, maior a chance de sucesso a médio e longo prazo no esporte da mente.

Constante aprendizado

Por fim, um outro aspecto que separa o poker de demais jogos de azar é a recompensa que ele proporciona àqueles que buscam o aprendizado constante – seja para elevar o controle mental, para gerir melhor o capital financeiro à disposição, para entender melhor os conceitos matemáticos ou simplesmente para adquirir estratégias para as diversas situações que o jogo proporciona.

Hoje, existem inúmeras fontes de conhecimento de poker para quem busca se aperfeiçoar na modalidade – livros, artigos acadêmicos, blogs, cursos, vídeos, entre outros. Estar sempre atualizado é um pré-requisito para ter sucesso no poker.

Em outras palavras, o poker acaba trazendo lições para a vida pessoal, profissional e financeira para quem o pratica com afinco. Por isso, se tornou muito mais que um jogo de cartas e faz jus à popularidade que ganhou nos últimos anos – algo que deve aumentar ainda mais no futuro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.