Buscar

Dois bebês nascem com microcefalia associada ao zika nos EUA

(Foto: Estadão)

Dois bebês nasceram com microcefalia na Califórnia, de mães que foram infectadas com o zika durante a gravidez em países em que o vírus é endêmico, conforme informou nesta quinta-feira, 4, o Departamento de Saúde Pública. Até o momento, 13 bebês nasceram com problemas relacionados ao zika no país, segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

Outros seis fetos sofreram abortos ou eram natimortos. Na Califórnia, 114 pessoas foram infectadas com o vírus, incluindo 21 grávidas. Todos os casos têm relação com viagens ao exterior.

No geral, 1.658 casos de zika foram registrados nos Estados Unidos até o dia 27 de julho. Ainda nesta quinta, o presidente Barack Obama afirmou que seu governo está “sem dinheiro” para combater a zika e acusou o Congresso, de maioria republicana, de não liberar fundos. “A situação voltou a ser crítica.”

Vacina. Conforme publicado nesta quinta na revista Science, um grupo de cientistas brasileiros e americanos completou mais uma etapa dos estudos pré-clínicos para o desenvolvimento de vacinas contra o vírus da zika para humanos.

Um mês depois de anunciar que duas candidatas a vacina deram proteção completa a camundongos, o grupo comprovou em novo estudo que três tipos de vacina foram totalmente eficazes contra a infecção por zika em macacos rhesus. O trabalho é dos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Beth Israel Deaconess Medical Center e do Instituto Walter Reed do Exército dos EUA. 

As autoridades sanitárias dos Estados Unidos recomendaram que as mulheres grávidas evitem uma pequena mas turística área de Miami onde foram registrados 14 casos de zika autóctone.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.