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Escrita típica de SMS não prejudica ortografia, segundo pesquisa

Estudo feito por instituição acadêmica francesa acredita que, ao contrário do que se pensa, mensagens de texto podem funcionar como suporte para aprendizado escolar

(Foto: Reprodução/Huffington Post)

As abreviações e aproximações ortográficas de uma palavra, tão características nos textos de mensagens SMS, não representam ameaça à escrita. Pelo menos é o que afirma um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa sobre a Cognição e a Aprendizagem (CNRS).

Razão de preocupação para pais e professores, abreviaturas como “vc”, “pq”, “flw” e “vdd” não são bem vistas por sugerirem um mau hábito e sintoma de potencial desaprendizagem linguística. Os pesquisadores da instituição francesa, no entanto, dizem que é o nível da ortografia da pessoa que determina os erros presentes no SMS.

Ao contrário dos temores muitas vezes expressados, são bons alunos os que fazem um monte de abreviações com o código ortográfico tradicional. Os não tão bons as praticam menos, comunica o CNRS. Para os cientistas envolvidos, o formato de mensagens de texto representa “uma chance nova e adicional para praticar a expressão escrita”.

Os pesquisadores do projeto afirmam que o celular e o SMS poderiam ser usados como um suporte de aprendizado escolar, ideia que a Unesco já havia defendido em 2010. Feito com 19 jovens de 12 anos, a experiência trabalhou com adolescentes que não possuíam celulares antes da experiência e que escreveram, durante um período limitado de tempo, 4.524 mensagens SMS.

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