Buscar

Escritora Odila Lange ganha troféus na 29ª edição do FEGAMS

A 29ª edição foi realizada de 13 a 15 de julho, em Sidrolândia.

Cb image default

Crédito: Marcos Ribeiro

A escritora e poetisa Odila Lange conquistou, mais uma vez, troféus no Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams). A 29ª edição foi realizada de 13 a 15 de julho, na cidade de Sidrolândia.

Odila foi premiada em primeiro lugar na categoria Conto e segundo lugar em Poesia Inédita, pelo segundo ano consecutivo, que em 2017, teve como sede a cidade de São Gabriel do Oeste. Para a escritora, o evento sempre é motivo de alegrias, no qual já foi contemplada com troféus pelas primeiras colocações em declamação e conto, em edições anteriores ocorridas em Ponta Porã e Rio Brilhante.

“Neste ano de 2018, concorri com o conto “Uma Gaúcha Extraviada”, que narra as minhas peripécias durante uma viagem que fiz à Espanha em 2000, principalmente as trapalhadas que vivenciei no Aeroporto de Guarulhos (SP). Já a poesia batizei com o título “Matutando”, que é uma autobiografia em versos”, detalha Odila.

Ela ressalta que sua inscrição para o 29º Fegams esteve vinculada ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência do Sul de Dourados, que se classificou na final com o 3º lugar na modalidade Causo, Declamação, Poesia Inédita, Conto e Trova.

“Agradeço à patronagem do CTG que sempre me incentiva fornecendo suporte e recebendo meus troféus. Para mim isto representa um orgulho por ser uma prenda que escolheu Mato Grosso do Sul para viver, criar minhas filhas e enaltecer a história do povo gaúcho”, comemora.

O Fegams 2018 foi promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) e CTG Campos da Vacaria e contou com o apoio da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). Os inscritos participaram de inúmeras disputas nas modalidades artísticas (poesia, causo, declamação, música, instrumentos musicais, danças) e esportivas (bocha, bolão, tava e truco), divididos nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulto, Veterano e Xirú.

Segundo a comissão organizadora do Festival foram registradas cerca de 600 inscrições dos integrantes oriundos de 10 CTG’s do Mato Grosso do Sul.

O tema deste ano do Fegams foi: “Gaúchos e Sul-mato-grossenses Irmanados em Uma Só Tradição”. Para Odila, a escolha do tópico vem ao encontro da sua missão pela preservação das peculiaridades sulistas.

“O nome por si só já diz tudo; devemos divulgar, honrar e respeitar as duas culturas como culturas irmãs! Aqui não me sinto “Uma Gaúcha Extraviada” como falo em meu conto. Sinto-me em casa, como se tivesse nascido e me criado e vivido minha vida. Dourados é a terra que escolhi como minha, que amo muito e espero nunca ter motivos para não ser assim”, festeja.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.