Buscar

Estado já teve 4,5% da área plantada com soja colhida, aponta entidade

Cerca de 99 mil hectares já foram colhidos em Mato Grosso do Sul. Estado deve produzir cerca de 6,1 mi de toneladas do grão neste ciclo.

(Foto: Reprodução, TV Morena)

Mato Grosso do Sul atingiu nesta terça-feira (28), a colheita de 4,5% da área cultivada com soja no ciclo 2013/2014, o equivalente a 99 mil hectares, de um total de 2,2 milhões semeados com a cultura neste ciclo. Os dados são do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga) e foram divulgadas pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS).

Conforme a entidade, será feito um monitoramento constante da evolução da colheita da soja em 25 municípios das regiões sul, norte e central do estado, em especialmente em Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Sidrolândia e São Gabriel do Oeste, que concentram 40% da área cultivada com a oleaginosa em Mato Grosso do Sul.

Em relação a colheita, o trabalho segue mais acelerado no norte do estado, onde municípios como Costa Rica e Chapadão do Sul já colheram mais de 15% da área cultivada. Em contrapartida, no sul do estado o ritmo é mais lento, e a colheita em Caarapó, por exemplo, um dos municípios mais adiantados, era pouco superior a 8%.

Estimativa da Aprosoja/MS divulgada no dia 21 de janeiro, na abertura oficial da colheita do grão em Mato Grosso do Sul, aponta que o estado deve produzir neste ciclo 6,1 milhões de toneladas da oleaginosa, o que representa um volume 5,1% superior aos 5,8 milhões de toneladas da safra passada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.