Publicado em 09/02/2018 às 16:00, Atualizado em 09/02/2018 às 19:02

Estressante? Pelo contrário: pais mais felizes são aqueles com 4 filhos ou mais, diz estudo

Muitos filhos = felicidade

Vix, Paulo Nobuo
Cb image default
Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA

Pais de filhos pequenos sabem que crianças podem ser barulhentas, caóticas, causar preocupações, gastos, enfim, transformar completamente a vida de um casal. Todas as características nos levam a imaginar que cuidar de uma casa com 4 ou mais filhos pode ser algo estressante, mas a verdade é oposta, segundo um recente estudo.

Muitos filhos = felicidade

De acordo com um amplo levantamento realizado ao longo de cinco anos pela pesquisadora Bronwyn Harman, da Universidade Edith Cowan, na Austrália, pais com 4 ou mais filhos foram considerados os mais satisfeitos de todos os grupos analisado porque a família fornecia uma grande rede de apoio e momentos raros de tédio.

A pesquisa entrevistou centenas de pais de diferentes setores, incluindo famílias com pais homossexuais, mães solteiras, pais de filho único e famílias com várias crianças. Cada família foi convidada a avaliar o quanto apoio recebia, nível de satisfação, confiança e autoestima.

Os diferentes grupos de famílias foram separados com base em suas pontuações e, segundo o estudo, foi possível observar ainda que pais homossexuais eram normalmente os mais flexíveis e menos preocupados com as percepções do público.

A pesquisadora ainda pôde observar que pais solteiros se sentiam inferiores e até mesmo menos satisfeitos com suas vidas quando tinham filhos pequenos. Em contrapartida, pais solteiros com filhos adultos afirmaram que valia a pena atravessar as dificuldades para manter uma relação forte com seus filhos.