Publicado em 17/06/2014 às 07:48, Atualizado em 26/10/2016 às 09:57

Fotos de amamentação não serão mais deletadas pelo Facebook

Rede social reviu políticas que consideravam abusivas as imagens de mães amamentando seus bebês

, Revista Galileu
Blogueira Paala Secor na foto em que desafiou o Facebook - e ganhou (Foto: Reprodução/Facebook)

Concordamos que a amamentação no peito é algo natural e bonito. Ficamos contentes em saber que é importante para as mães compartilharem suas experiências com outras pessoas, diz a nota explicativa da Central de Ajuda do Facebook. Até bem pouco tempo atrás, os moderadores da rede social excluíam arbitrariamente tais imagens, sob a alegação de que infringiam as políticas do site, por apresentar nudez e pornografia.

A mudança radical na posição do Facebook a respeito da amamentação foi influenciada por um experimento da blogueira Paala Secor - ela postou uma foto em sua fanpage na qual aparece dando de mamar à filha com um mamilo exposto. Na legenda, lançou o seguinte desafio aos moderadores da rede social: Vocês dizem que permitem que mães em período de amamentação compartilhem suas fotos sem terem os mamilos cortados? Provem. Deixem isso no ar e vejam quantos milhares de pessoas vão visualizar e compartilhar.

Paala não poderia estar mais correta - sua foto teve mais de 7 mil curtidas e mais de 2 mil compartilhamentos em uma semana. Ela utilizou a hashtag #FreeTheNipple (algo como liberte o mamilo), movimento que vem ganhando força na internet e defende a liberdade feminina em mostrar os seios, tanto para amamentar quanto para fazer topless. A expresão também dá nome a um filme sobre o assunto.

Mesmo com a repercussão, a imagem chegou a ser excluída no dia seguinte em que foi postada, o que para a blogueira representaria um indício de que nem todos os moderadores estejam a par da nova diretriz.

É bom que o Facebook tenha finalmente respondido à preocupação das usuárias, que queriam nada além de capturar os momentos divididos com seus bebês, disse Paala Secor em entrevisa ao The Independent. Esperamos que esta nova política ajude a reduzir o estigma relacionado às imagens de amamentação, completou.