Buscar

Hélio Laniado fala sobre a popularização dos carros elétricos no Brasil!

Cb image default
Divulgação

Já é perceptível que os carros elétricos e híbridos estão ganhando cada vez mais espaço e se popularizando, mas será que esse cenário é realmente promissor e irá se manter aqui no Brasil?

O que esperar do mercado de carros elétricos no Brasil em 2023?

Atualmente o mercado de carros elétricos no Brasil ainda é algo novo, mas a verdade é que os carros elétricos já são uma realidade em muitos países ao redor do mundo.

Nos Eua, por exemplo, quer interromper totalmente a venda de novos carros a combustão até meados da década de 2030, ou seja, é uma realidade que não pode ser ignorada, de forma alguma.

E esta nova realidade é totalmente favorável para a vida e o planeta, com certeza.

Mas e o Brasil está preparado para a chegada em larga escala, dos carros elétricos ou híbridos? Qual a tendência de crescimento de vendas no mundo e no Brasil? Onde e como carregar os carros elétricos adquiridos?

Para falar melhor sobre o assunto conversamos com o renomado investidor Hélio Laniado.

Neste artigo você vai saber mais detalhadamente este novo cenário que se desenha a respeito destes carros movidos a eletricidade. Confira.

Carros elétricos ou híbridos no Brasil 2023

Se estamos falando de cenários, aqui no Brasil ele ainda está um tanto tímido. Só para se ter uma ideia, enquanto aqui em nosso país as vendas principalmente dos híbridos, chegaram a 8.500 unidades em 2018, no mundo estes veículos elétricos e híbridos chegaram a cerca de 3,2 milhões.

Esta quantidade representa menos que 1% de toda a nossa frota nacional de veículos. No entanto, existem inúmeros motivos para a timidez deste mercado, dentre eles a falta de infraestrutura para recarregar os carros, variedade de modelos, preço, investimentos no setor, entre outros.

Fato é que, em se falando de tendências, que tudo demonstra que há e continuará havendo um forte crescimento na comercialização destes veículos e o consumidor já percebeu que se trata de um ótimo negócio: mais economia, energia limpa e de bem com a natureza e o planeta, sem perder a mobilidade.

Esse crescimento só não é mais intenso porque falta, como já dissemos, maiores investimentos em infraestrutura e incentivos fiscais. Atualmente um veículo elétrico ou híbrido no Brasil, considerando um modelo relativamente básico, sem luxos, custa em torno de R$159 mil (JAC iEV20).

Com este mesmo valor é possível comprar, por exemplo, o luxuoso Hyundai Creta Automático, movido a gasolina e álcool.

Mas nada de desanimar, a realidade dos elétricos já está presente nos novos condomínios do estado de São Paulo, onde há uma lei específica desde 2020 sobre a obrigatoriedade de vagas para o carregamento das baterias desses veículos em novos empreendimentos.

Mas e os condomínios anteriores a esta data, estão se adaptando, ou é assunto a ser tratado pontualmente?

Qual a segurança de um condômino em comprar um veículo híbrido ou elétrico e ter certeza que conseguirá adaptar uma tomada de carregamento em sua vaga?

Perspectivas para os próximos anos no Brasil para os elétricos.

O DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito estima que poderemos chegar a cerca de 130 milhões de veículos em 2050. É uma perspectiva otimista, diante do atual cenário que vivenciamos hoje.

O carregamento dos carros elétricos e híbridos

Se você precisa de combustível, rapidamente leva seu carro até um posto de gasolina e abastece tranquilamente. Mas como isso funciona se ele for elétrico? Uma das alternativas é realizar este carregamento nos próprios condomínios onde os proprietários destes veículos residem.

De acordo com o especialista Hélio Laniado, uma das principais dúvidas levantadas com relação às recargas de baterias de carros elétricos e híbridos em condomínios é exatamente o custo, principalmente quando falamos em adaptações, considerando aqui prédios já existentes.

Pela ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico), existem hoje cerca de 40 mil carros elétricos ou híbridos em circulação no Brasil, o que é sim um número relativamente expressivo, e não pensar na recarga destes veículos, seria desincentivar o consumo.

Neste sentido, uma das maiores capitais do Brasil saiu na vanguarda tornando obrigatório, a partir de 31/03/2021, postos de recarga em todos os prédios residenciais ou comerciais novos que serão construídos em São Paulo. A referida lei é a de n° 17.336, de março de 2020.

Quais os locais mais apropriados para a instalação de um ponto de recarga?

Tanto em condomínios novos como os já construídos, o local mais indicado para a instalação de pontos de recarga de carros elétricos é, efetivamente, na garagem. Seus pontos de carregamento podem ser de 2 tipos:

· Ponto de carregamento normal ou tomada: a duração da recarga é de 6 a 8 horas neste tipo de ponto, preferencialmente com corrente de 220V, mas também podendo ser de 110V e 20 amperes, sempre aterrada, ou seja, de três pinos – e assim permite o carregamento total da bateria;

· Carregador doméstico ou Wall Box: este tipo de equipamento geralmente é instalado na parede com informações e controle sobre a recarga e custa ao redor de R$15 mil, mas não traz vantagens significativas em relação a uma tomada de 2220V, a não ser de 20 a 30% de economia de tempo no carregamento – o que não se justifica caso você deixe o carro para carregar a noite.

Os veículos elétricos podem ser carregados em diversos locais e de várias formas. A mais comum é carregar a bateria durante a noite e após o horário de pico de energia (geralmente depois das 21hs). Todos os carros possuem uma função de timer, que funciona com horário pré determinado para início ou fim da carga, evitando assim horários de bandeira de tarifação mais altas.

Você pode conectar seu carro às 18:00 na corrente e programá-lo para carregar das 22:05 às 05:55, caso a tarifa das 22:00 as 6:00 seja a mais baixa no seu fornecedor.

Este é, inclusive, o tipo de recarga mais indicada que a usual, sendo realizada na própria residência ou em condomínio de apartamentos ou casas, ou mesmo na vaga do estacionamento no seu local de trabalho.

Além destes locais todos, é possível também carregar a bateria do seu veículo elétrico ou híbrido nas estações de carregamento públicas, localizadas nas cidades e em rotas de longa distância.O Brasil já conta com uma rede com 250 estações de recarga para carros elétricos. (Fonte:clubmotor.com.br/)

A Adaptação Condomínios Antigos

Segundo Hélio Laniado, é preciso considerar que as tomadas residenciais no Brasil seguem o padrão NBR5410, com os 3 pontos de entrada, que representa o aterramento da rede elétrica e qualquer carro elétrico tem carregador com plug para entrada de tomada, como se fosse qualquer eletrodoméstico.

No Brasil, temos corrente de 110 Volts com 10 e 20 amperes e 220 Volts, sempre com 20 amperes. para carregamento veicular, recomenda-se, a corrente de 110 Volts com o mínimo de 20 amperes ou, as de 220 Volts, que são mais recomendadas para este tipo de uso.

O carregamento é possível em ambas. O que muda, obviamente, é o tempo de recarga bem como quando comparado aos Wall Boxes, onde este tempo é ainda menor e estes podem ser tranquilamente instalados em qualquer condomínio, embora tenham o ponto negativo em relação a custo.

Geralmente não é necessário grandes adaptações, mas para se ter certeza é imprescindível uma inspeção feita por um técnico eletricista devidamente capacitado, para que o mesmo possa orientar sobre proteção e isolamento da instalação e eventual carga na rede já existente.

Lembramos que um refrigerador consome 50 kWh por mês e um carregador de carro ligado numa tomada 220V por 6 horas consome 26 kWh. Se considerarmos que essa frequência, para uso urbano, acontece uma vez a cada três dias de semana, temos que um carro consome o mesmo que quatro ou cinco refrigeradores.

Usualmente, a instalação destes equipamentos não exige reformas mais complexas em residências e condomínios, bastando apenas extensões nos circuitos elétricos pré-existentes, principalmente nos relógios de consumo das unidades habitacionais, para que a tarifação da energia seja feita diretamente no apartamento do condômino proprietário do automóvel elétrico.

Hélio Laniado explica o que esperar para o futuro dos carros elétricos no Brasil!

Hélio Lançado atua no mercado financeiro desde 1988 e conta com vasta experiência e visão de mercado, tendo auxiliado em diversas frentes e produtos financeiros, desde nacionais como internacionais, commodities, bolsa de valores e ativos líquidos.

As perspectivas promissoras referentes aos carros elétricos e híbridos no Brasil também é um fator influenciador de todo o mercado automobilístico, com forte tendência, como já dito, de crescimento. E apostar neste mercado é altamente favorável.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.