Buscar

Indiciamento em dezembro aumenta a ficha-corrida de Lula na Justiça

Além de duas condenações, Lula responde a mais sete ações judiciais

Cb image default
Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi indiciado pela PF (Polícia Federal) no fim de dezembro em uma investigação sobre doações da empreiteira Odebrecht ao Instituto Lula.

O indiciamento aumenta a ficha-corrida de Lula na Justiça.

Ele responde a mais uma série de ações judiciais; e já foi condenado em dois processos e absolvido em um.

O petista ainda responde a sete ações judiciais, além de aguardar o recebimento ou a rejeição de uma denúncia.

"Lula foi indiciado pela PF, em dezembro, junto com Paulo Okamoto (dirigente do Instituto Lula), o ex-ministro Antonio Palocci e o empreiteiro Marcelo Odebrecht por corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, entre dezembro de 2013 e março de 2014, foram registradas doações de R$ 4 milhões da Odebrecht ao Instituto Lula, com origem em créditos da conta de propinas da empreiteira.

"As evidências mostraram que os recursos transferidos pela Odebrecht sob a rubrica de 'doações' foram abatidos de uma espécie de conta-corrente informal de propinas mantida junto à construtora, da mesma forma ocorrida com aqueles destinados à aquisição do imóvel para o Instituto Lula”, concluiu a PF.

Agora, cabe ao MPF (Ministério Público Federal) decidir se oferece ou não denúncia contra o Lula com base nas informações da Polícia Federal.

Ficha corrida de Lula: duas condenações e uma absolvição

O petista já foi condenado na Lava Jato em dois processos. No caso do sítio de Atibaia (SP), o caso já foi julgado em terceira instância, pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Lula chegou a ser preso pela Polícia Federal para cumprir a pena, mas foi solto depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a prisão em segunda instância. A pena atualizada é de 8 anos, 10 meses e 20 dias.

Recentemente, Lula também foi condenado em segunda instância em outro processo, envolvendo reformas realizadas por empreiteiras no sítio de Atibaia.

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4.ª Região) condenou Lula a 17 anos, um mês e 10 dias de prisão. Com informações da Gazeta do Povo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.