Publicado em 11/05/2020 às 13:44, Atualizado em 11/05/2020 às 17:48

IST Alimentos e Bebidas ensina como higienizar ambientes em tempos da Covid-19

Sidrolandia News,
Cb image default
Divulgação

Referência em projetos e pesquisa, tecnologia e inovação no segmento de alimentos e bebidas, o IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas), localizado em Dourados (MS), conhece todos os protocolos necessários para limpeza de ambientes para evitar contaminação de alimentos. Pensando no momento delicado em que o mundo vive, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a instituição decidiu compartilhar algumas dicas de higienização de ambientes para ajudar na prevenção da doença.

1 – Lave as mãos com frequência

Você pode pensar que, por estar em casa, respeitando o isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), está livre do vírus, não é mesmo? Pois saiba que está errado. “Mesmo em casa é fundamental que sejam seguidas as recomendações do Ministério da Saúde de lavar sempre as mãos e evitar leva-las à boca, nariz e olhos, principalmente se houver na mesma residência alguém com suspeita da Covid-19”, detalhou a engenheira de alimentos do IST Alimentos e Bebidas, Aline Pontes.

2 – Utilize desinfetantes com hipoclorito de sódio

Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos desinfetantes domésticos contendo hipoclorito de sódio. “Pode-se utilizar preferencialmente a água sanitária 2-2,5% para desinfetar superfícies como pisos, banheiros e cozinha. Se a superfície estiver suja é necessário que seja limpa primeiramente com água e sabão ou detergente e, depois disso, ser realizada a desinfecção”, explicou a engenheira, acrescentando que é importante sempre respeitar as orientações do fabricante dos produtos utilizados.

3- Não utilize em casa o mesmo sapato que usa para sair

Caso seja necessário sair para alguma atividade como trabalho, mercado e farmácias, Aline recomenda trocar os sapatos antes de entrar em casa e, se possível deixá-los do lado de fora. “Antes de tocar em qualquer superfície de casa, lave bem as mãos. Também é interessante assim que voltar para a casa, tomar um banho e trocar as roupas”, reforçou a profissional.

Ela ainda destaca que que as roupas devem ficar separadas em um cesto de roupas sujas ou diretamente na máquina de lavar. “Higienize os objetos como por exemplo maçanetas, controles remotos e telefones. Outra ação importante é higienizar os alimentos com água e sabão ao chegar do mercado, lavando as embalagens. Os que não forem possíveis como hortaliças, deixe em solução de hipoclorito de sódio”, acrescentou.

4 – Lavar a área externa das casas com a mesma frequência com que lava a interna

Não existem estudos relacionados a limpeza de diferentes ambientes, porém os quintais geralmente são ambientes externos com maior ventilação. “No entanto, devemos tomar as mesmas precauções de limpeza utilizadas na parte interna de casa, lavando-os com água e sabão”, ressaltou a engenheira do IST Alimentos e Bebidas.

5 – Tente tomar as mesmas precauções no trabalho

Em escritórios fechados, quando você não é a pessoa responsável pela limpeza, tente, sempre que possível, ajudar na higienização de objetos de uso comum, como maçanetas, corrimãos e superfícies de contato coletivo. “É importante ainda lavar as mãos com ainda mais frequência e utilizar álcool em gel, lembrando de evitar contatos com olhos, nariz e boca. Também vale reforçar a necessidade de evitar aglomerações e manter a distância recomendada pelos especialistas em saúde”, finalizou Aline Pontes.