Buscar

Malária chega a novas regiões com mudanças climáticas, afirma estudo

Cientistas descobriram que, devido ao calor, a doença atingiu áreas de alta atitude da América Latina e África Oriental, antes protegidas pelas baixas temperaturas

Estudo conduzido por cientistas americanos sugere que a malária chegou a novas regiões, impulsionada por mudanças de temperatura. A pesquisa, publicada nesta sexta feira na revistaScience, mostra como os casos e os riscos de disseminação da doença aumentaram em regiões montanhosas na América Latina e na África Oriental, locais que antes tinham baixa incidência. O principal motivo seria a elevação da temperatura nesses territórios, que costumavam apresentar temperaturas mais amenas, impedindo que tanto o mosquito transmissor como o parasita não se desenvolvessem adequadamente. 

A pesquisa, liderada por cientistas do Howard Hughes Medical Institute (HHMI), dos Estados Unidos, estudou os casos de malária registrados de 1990 a 2005 no centro da Etiópia e oeste da Colômbia. Cruzando esses dados com as temperaturas médias anuais, eles perceberam que o número de casos da doença aumenta em anos mais quentes e diminui nos mais amenos. Quando está mais calor, a malária chega às regiões mais altas. Em anos mais frescos, ela se restringe a locais de baixa altitude.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.