Buscar

Médicos de MS e dos EUA organizam obra inédita sobre endoscopia

(Foto: Divulgação)

O médico Marcelo Cury, de Campo Grande, e Alan Moss, professor de Medicina da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, organizaram o Atlas Endoscópico de Doenças Inflamatórias Intestinais, editado pela Rubio. Trata-se de uma obra inédita que se destina aos especialistas em endoscopia digestiva, gastroenterologistas e cirurgiões, acadêmicos de medicina, estudiosos e pesquisadores sobre as doenças inflamatórias intestinais.

O campo-grandense Marcelo Cury, que é PhD em Endoscopia, pela Universidade de Harvard, explicou que a obra revela o estado de Mato Grosso do Sul como referência em diagnóstico e também tratamento de doenças inflamatórias intestinais, além de contribuir para a capacitação de novos médicos, principalmente aos que optaram pela gastroenterologia.

“Como médico especialista na área sinto que muitos profissionais deixam de indicar os procedimentos endoscópicos por estarem desatualizados com os avanços das técnicas nos dias de hoje e disponíveis na nossa cidade. Há muitos pacientes que poderiam evitar sofrimento e outras complicações, caso tivessem sido submetido à endoscopia ao apresentarem os primeiros sintomas das disfunções do aparelho digestivo, ressaltou o médico.

Os avanços da tecnologia contra as doenças que afetam o aparelho digestivo têm proporcionado nova esperança aos pacientes, que atualmente podem dispor cada vez mais de procedimentos menos invasivos e mais eficientes, tanto para diagnóstico como para tratamento.

ObraO atlas tem três capítulos. O primeiro traz imagens em alta definição, com o foco na caracterização do diagnóstico endoscópico, para, no capítulo seguinte, fornecer elementos que facilitem o diagnóstico diferencial com outras doenças gastrointestinais inflamatórias agudas e crônicas. No Capítulo 3, é apresentada uma revisão dos métodos para rastreamento do câncer de cólon. 

O lançamento do Atlas será no próximo dia 26 de novembro, no Rio de Janeiro, e está inserido como parte das atividades da XIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.