Buscar

Médicos explicam indicações e benefícios da drenagem linfática

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Tem gente que incha com muita facilidade, principalmente as mulheres. O cirurgião vascular Pedro Puech explicou no Bem Estar desta terça-feira (22) que a localização do inchaço pode indicar a causa - se for no corpo como um todo, a causa pode ser a má alimentação ou o mau funcionamento dos rins. No entanto, se for um inchaço localizado, como nas pernas ou braços, por exemplo, pode ser por causa de dificuldades no sistema de circulação venosa ou no sistema linfático.

O sistema linfático tem como uma das principais funções a drenagem dos líquidos que circulam no corpo - se ocorre um acúmulo desses fluidos, pode surgir um edema, um dos sinais de um problema bastante desconfortável, que é o linfedema. A doença não tem cura, mas há tratamentos que ajudam a diminuir o inchaço e as dores do paciente - entre eles, a drenagem linfática. Segundo a fisioterapeuta e doutora em oncologia pela USP Angela Marx, a drenagem é uma técnica especial de massagem que tem efeitos principalmente em edemas de origem linfática e pós-operatórios.

Além desses benefícios, ela pode ainda trazer bem-estar e relaxamento, mas ao contrário do que muita gente pensa, não ajuda a emagrecer, já que não elimina gordura. O que se perde ao fazer drenagem é apenas líquido, como alertou a dermatologista Márcia Purceli. Apesar de todas as vantagens, a drenagem não é para todo mundo – quem tem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não deve fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo. Em relação às grávidas, existe apenas uma restrição até os três meses de gestação; depois disso, elas podem fazer, mas sempre com orientação médica.

O cirurgião vascular Pedro Puech explicou ainda que a alimentação também pode interferir na retenção de líquido, especialmente para quem consome muito sódio. A dica, portanto, é evitar o excesso de embutidos, industrializados e ainda outros alimentos como azeitonas. Quem tem varizes, no entanto, tem um problema no sistema venoso e não no sistema linfático - nesse caso, a drenagem não funciona e é importante procurar um cirurgião vascular para orientar o melhor tratamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.