Buscar

Menino de 8 anos recebe transplante de mãos e antebraços nos EUA

Operação foi a primeira do tipo realizada numa criança. Ossos e tecidos transplantados vão crescer junto com ele.

Um menino americano passou, com sucesso, por uma cirurgia muito delicada: um transplante de mãos e antebraços. Essa operação - a primeira realizada numa criança - foi num hospital infantil da Filadélfia.

Aos oito anos, Zion se prepara para realizar o maior sonho: pegar a irmãzinha Zoeh no colo.

Um ano atrás, ele mesmo dizia: Eu não fui sempre assim. Quando tinha dois anos, tive cortar as mãos porque fiquei doente. Zion teve uma infecção generalizada. Para salvar a vida dele, os médicos tiveram que amputar os antebraços e as pernas. Ele também precisou de um rim novo, que foi doado pela mãe.

Zion ganhou próteses para voltar a andar. E sonhava com o transplante de mãos. Os médicos do Hospital Infantil da Filadélfia fizeram vários testes para descobrir se ele era um candidato ideal. Como Zion já tomava remédios para evitar a rejeição do rim, a chance de se adaptar a um novo transplante era maior. O tratamento tem vários efeitos colaterais, principalmente a longo prazo.

A cirurgia, com 40 profissionais, durou 11 horas. Quando o sangue de Zion começou a circular na mão transplantada, os médicos tiveram certeza de que tudo tinha dado certo. O menino ainda vai ter que fazer muita fisioterapia para conseguir fazer todos os movimentos.

Zion foi o paciente mais jovem a receber um transplante de mãos e antebraços. Os ossos e os tecidos transplantados vão crescer junto com ele. A nova técnica representa uma esperança para milhões de crianças que perderam partes do corpo. E não vão mais precisar esperar até ficarem adultos para realizar sonhos que pareciam impossíveis como os de Zion.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.