Buscar

No cotidiano, poucos ofícios parecem tão intensos como o de ressuscitar pessoas

Sábado, 22 de março, avenida Fábio Zahran com a Salgado Filho. A ocorrência entrou para os bombeiros às 20h04 minutos. Era um ciclista de 32 anos que teve uma parada cardíaca. A soldado Daniela Bertão voltava de um atendimento de acidente carro versus moto, quando o chamado foi passado pelo rádio.

É o começo de uma história repetida na rotina, mas que significa uma vida. Nos tantos casos que passam pela observação de um jornalista, esse momento de ressuscitação de uma pessoa é, com certeza, um dos mais intensos. Os socorristas ficam ali, por eternidades, em procedimentos definitivos. Há casos em que eles não desistem, por mais de 40 minutos, quase 1 hora.

“Nós estávamos meio perto, em 5 minutos chegamos no local, já tinha bastante gente tentando fazer massagem. A gente chegou perto, o pulso estava muito fraco e tomamos os procedimentos de reanimação”, lembra Daniela. Seis anos como bombeiro, 30 minutos de massagem cardíaca e a esperança de sentir a respiração e o pulso voltarem.

“Chegou a USA do Samu (Unidade de Saúde Avançada), ministrou medicamento e mesmo assim continuamos com a manobra, chamada RCP (Reanimação Cardiorrespiratória). Nós ficamos, ao todo, 30 minutos só na manobra. Foi feita a checagem com o desfibrilador e marcou que os batimentos estavam voltando”. Aí estava a maior emoção do trabalho. A de sentir que a vítima ao solo voltava à vida.

Do ciclista, Daniela só sabia a idade. Os procedimentos a seguir, até o transporte do paciente para a Santa Casa foram realizados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Mas o sentimento ficou na avenida, no coração e nos olhos da bombeira. “Umas 100 pessoas estavam ali na hora e começaram a bater palma. Meus olhos encheram d’água. Nós estamos ali fazendo a nossa obrigação, nosso dever é de salvar. Mas essa é uma obrigação boa. Tem esse sentimento”, relata.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.