Buscar

Ofurô para bebês é uma ótima alternativa para a hora do banho

(Foto: Ilustração)

Quem tem bebês em casa sabe das dificuldades que envolvem o banho. Nestas horas, muitas dúvidas surgem. A criança recém nascida é muito delicada, ainda não tem firmeza na cabeça e o corpo é todo molinho.

Então, por mais que a mãe tenha instinto materno, o medo de machucar ou prejudicar a coluna do bebê é grande e compreensível. Por outro lado, o banho no bebê é uma tarefa que não dá para prolongar ou deixar de lado.

Para complicar ainda mais a situação dos pais de primeira viagem, a maioria dos bebês chora muito na hora do banho. Mesmo tendo sido gerados na água, eles sentem a diferença na temperatura ambiente com a corporal.

Além disso, alguns se assustam quando virados de costas. E ainda tem o momento de lavar a cabecinha, com todo cuidado para não entrar água no ouvidinho, que também não costuma ser muito confortável.

Para facilitar a hora do banho, a novidade que tem dado certo é o ofurô para bebês. Consiste em uma espécie de balde, ao invés da banheira tradicional, e, de acordo com especialistas, permite ao bebê sentir-se em ambiente semelhante ao útero.

Já que se trata de um espaço bem mais seguro que a banheira, a criança fica mais tranquila e os pais também. Ainda, segundo profissionais, o método não exige muito. Para bebês com poucos dias de vida a atenção maior fica com o apoio da cabeça.

Como o bebê chega a boiar, é só manter a cabecinha para o lado de fora do balde. Conforme os meses passam, e ela vai crescendo, a menos que a criança ainda não esteja com a cabeça e o pescoço firmes, essa preocupação já não existe mais. Saiba mais!

Como fazer

Os especialistas explicam que a higiene no ofurô deve ser feita com sabonete líquido. Porém, se o bebê fez cocô antes de entrar no banho, não se esqueça de limpar a região muito bem com a ajuda de um lenço umedecido.

Se for necessário, lave o bumbum com a ajuda do chuveirinho antes de colocá-lo no ofurô para não contaminar a água do banho. Afinal, a criança tende a beber da água durante o processo.

Antes de banhá-lo, dê a ele uns momentos de relaxamento no ofurô. A água deve estar quentinha (temperatura ambiente). Depois de alguns minutos, você já pode esfregar seu corpinho.

Comece pelos pés e mãos, massageando-os. Em seguida, repita o procedimento nas costas, pernas, bumbum e pescoço. Deixe a cabecinha e o rostinho do bebê para o final, quando ele já estiver quase dormindo de tão relaxado.

Passo a passo

Passo 1: escolha um ambiente tranqüilo;

Passo 2: o balde deve conter ¼ d’água, com temperatura entre 36º e 37º C, pois quando o bebê se senta ela sobe um pouco. Assim, é fundamental ficar atento para que ela não ultrapasse a altura do peito, evitando riscos de afogamento;

Passo 3: agora, coloque o bebê sentado. Os braços e as pernas devem estar encolhidos e dobrados (posição fetal). Encaixe-o com cuidado até chegar ao fundo do balde;

Passo 4: jamais deixe o bebê sozinho no ofurô, pois sempre há o risco de ele tentar se levantar, se mexer e cair ou adormecer e se afogar;

Passo 5: o banho dever levar entre 10 e 15 minutos.

Dicas extras:

– os profissionais indicam seguir uma rotina diária para o banho do bebê como, por exemplo, preparar sua roupinha antes, colocar uma música ambiente ou cantarolar para ele. Isso irá deixá-lo relaxado, seguro e muito feliz;

procure dar banhos sempre nos mesmos horários. Os especialistas indicam momentos antes de dormir, para que a criança fique bem relaxada e pegue logo no sono;

– durante o ofurô, converse com seu bebê. Você também pode contar-lhe uma história ou cantar uma canção que ele goste. Faça isso tudo olhando sempre em seus olhos, esse contato com os pais é fundamental para que a criança ganhe cada vez mais confiança, se sinta amada e protegida;

– a velha história de que o que a mãe sente durante a gravidez passa para o bebê no ventre funciona também fora dele. Então, segure a ansiedade. A criança precisa ter confiança na mãe. Por isso, estar ansiosa, com medo ou insegura com o que está fazendo só irá assustá-lo, deixando-o com receio também. Assim, nenhum dos dois aproveita o momento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.