Buscar

Procon Estadual alerta consumidores a respeito de golpes

Várias ocorrências já foram levadas a delegacias de polícia.

Cb image default

Foto: Procon/MS

Vem ocorrendo em vários locais do País, um golpe que passou a ser conhecido como “golpe do cheiro”, normalmente em carros de aplicativo, que consiste na liberação de um perfume no interior do veículo que termina por dopar a pessoa que está usando o meio de transporte, tirando-lhe a capacidade de tomar atitudes.

De acordo com o que vem sendo divulgado por órgãos de comunicação, na maioria dos casos as vítimas são mulheres. Várias ocorrências já foram levadas a delegacias de polícia. De acordo com pesquisas, o perfume inalado pelas pessoas é “batizado”, ou seja, contêm substâncias psicoativas como é o caso de éter, clorofórmio ou etanol, ou mesmo as três substâncias juntas.

Apesar de se tratar, basicamente de casos de polícia, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor-Procon/MS, por meio do seu superintendente Rodrigo Vaz, "é necessário que se alerte a população para se precaver e denunciar, caso seja vítima. Até o momento não se tem conhecimento de algum caso aqui no Estado. Mas, caso alguém seja prejudicado, não deixe de denunciar”.

Home office

Outra questão que tem tomado grande parte dos meios sociais se trata da oferta de emprego em “home office” em meio expediente, com salários interessantes. As pessoas tentam recrutar interessados, solicitam uma quantidade de informações pessoais, mas na realidade se trata de golpe visando apenas conseguir os dados para os utilizar indevidamente.

Também em relação a isso, o órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho - Sedhast orienta o consumidor a se manter atento e não liberar informações pessoais sem ter certeza de que se trata de empresa idônea e, assim, não passar por dissabores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.