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Procon Estadual fiscaliza 19 agências bancárias e autua 16 por irregularidades

O Órgão já recebeu várias denúncias de abusos das agências em Sidrolândia, princialmente CAIXA, BANCO DO BRASIL E BRADESCO

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Divulgação

Denúncias de consumidores, em grande quantidade, culminaram com a mobilização de equipes de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast que realizaram diligências em 19 agências de cinco instituições de crédito em Campo Grande.

As agências fiscalizadas foram da Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Itaú. A ação culminou na autuação de 16 agências e expedição de Relatórios de Visita (quando não são constatadas irregularidades) a outras três. Da Caixa foram visitadas cinco agências das ruas Coronel Antonino, Gunter Hans, Bandeirantes, Valdês e Eduardo Elias Zahran, do Bradesco foram as da Calógeras, Bandeirantes, Eduardo Elias Zahran e Afonso Pena, enquanto do Banco do Brasil as agências da Mascarenhas de Moraes, Júlio de Castilho e Afonso Pena.

Outras duas instituições que foram alvo da fiscalização foram o Santander nas agências da Barão do Rio Branco e avenida Bandeirantes e Itaú na Bandeirantes e Júlio de Castilho. A exceção do Bradesco da Calógeras, Itaú da Bandeirantes e Banco do Brasil da Coronel Antonino, todas as demais receberam autos de infração e terão prazo para defesa que, se não aceita, acarretará em multa devido às infrações encontradas.

Entre as irregularidades, comuns a todas as agências autuadas, merecem destaque a ausência de senha com registro eletrônico, atendimento em tempo excedente ao que determina a legislação estadual e ausência de placa indicativa de atendimento prioritário a idosos, gestantes, mães com crianças ao colo, portadores de necessidades especiais e autistas, bem como ausência do símbolo representativo do autismo.

Foi registrada, também, a ausência de cuidados para evitar contaminação da Covid 19, a exemplo de distanciamento e disponibilidade de álcool gel 70% para higienização. Somente nos três locais onde foi expedido Relatório de Visita, não foram encontradas irregularidades.

Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS

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