Buscar

Programa Mais Médicos contempla Brasilândia com dois profissionais

O município de Brasilândia (MS) foi contemplado com dois profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Oziel Soares, que esteve em Campo Grande (MS), no dia 28 de março, para assinar o contrato para receber os dois novos médicos.

Oziel explica que o município está cadastrado no programa desde o início, mas conseguiu ser contemplado só agora, no 4º ciclo. Em Campo Grande, a assinatura do contrato contou com a presença do coordenador do Ministério da Saúde, em Brasília (DF), André Luiz.

O secretário de Saúde informou ainda que os dois médicos atenderão nas unidades de Estratégia de Saúde da Família e que a contrapartida do município será com alimentação e moradia. A data prevista para a chegada dos dois novos médicos do Governo Federal é o dia 11 de abril.

O prefeito Jorge Diogo disse que os dois médicos já estão no Brasil há algum tempo passando por treinamentos e que essa ampliação no quadro médico beneficiará a população brasilandense. “A expectativa é de amenizar a falta de médicos no município. Estamos com o quadro completo nos ESF’s e UBS, mas a chegada de dois novos profissionais será um alívio maior para que o município possa atender as especialidades no hospital”, disse o prefeito.

Sobre o resultado do Programa Mais Médicos em Brasilândia, Jorge Diogo disse que as prefeituras que já foram contempladas estão satisfeitas com o trabalho. “O resultado só o tempo irá dizer, mas em outras cidades que já têm, o resultado foi surpreendente. Estive com o prefeito de Japorã (MS) e ele disse estar muito satisfeito com o trabalho”, finalizou.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Segundo dados do programa, hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual dos médicos nas regiões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.