Buscar

Região do Planalto de MS começa hoje vacinação contra aftosa

Reafirmando o compromisso com a sanidade animal o governo do Estado, através da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), dá prosseguimento à campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. 

Nesta segunda-feira (5) inicia-se a imunização de bovinos e bubalinos de mamando a caducando, na região do Planalto. A campanha contra a aftosa no Estado teve início no dia 1º abril na região da Fronteira, que terá até 15 de maio para imunizar todo o rebanho. Este ano a Iagro também orienta que os produtores aproveitem o período para realizar a vacinação contra brucelose, em fêmeas de 3 a 8 meses.

De acordo com a diretora-presidente da Agência de Defesa Sanitária, Maria Cristina Carrijo, a mudança no calendário deste ano - o usual é imunizar o rebanho na região do Planalto de 1º a 31 de maio - para o dia 5 de maio deu-se devido à realização da Expogrande, um evento de porte internacional e que aconteceu do dia 24 de abril a 4 de maio. 

“A data foi alterada pelo Mapa Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, pois quando a vacinação acontece não pode haver o trânsito de animais, mas é importante frisar que não há nenhum prejuízo sanitário, disse Maria Cristina. Os produtores puderam a partir do dia 28 de abril adquirir as vacinas, mas as declarações só mesmo a partir de hoje (5).

Com a postergação da data, a vacinação na região do Pantanal também será adiada: ao invés de ter início no dia 15 de maio e seguir até 15 de junho, a imunização acontecerá de 19 de maio a 19 de junho.

Os produtores tem até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro pelo site da Iagro. Mais informações nos escritórios locais da Agência ou pelos telefones: 0800 679120 ou 0800 6476713.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.