Buscar

Semana Nacional do Trânsito será marcada com blitz e ações educativas no estado

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) realiza nesta semana blitzes e ações educativas para marcar a Semana Nacional do Trânsito

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) realiza nesta semana blitzes e ações educativas para marcar a Semana Nacional do Trânsito. As blitzes acontecerão nas vias com maior incidência de acidentes de trânsito, nesta quarta-feira (18), os agentes de trânsito estiveram na BR-060, na rotatória da saída para Sidrolândia.

Na Capital, durante a semana, as ações serão na avenida Ernesto Geisel, avenida Presidente Vargas, rua Barão do Rio Branco e no domingo (29) na avenida Duque de Caxias. Segundo Ivanise Rotta, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, a maioria dos acidentes de trânsito envolvem alta velocidade e bebida alcoólica.

As estatísticas do projeto Vida no Trânsito indicam que o número de mortes diminuiu em relação ao ano passado. No período de janeiro a setembro de 2012, 91 pessoas morreram no trânsito, e deste, 59 eram motociclistas. Já neste ano, no mesmo período, ocorreram 73 mortes em Campo Grande, sendo 41, motociclistas.

Segundo dados da Agência, fatores como excesso de confiança na direção, falta de habilitação para conduzir, desrespeito à velocidade da via, ausência de direção preventiva também contribuem para o número de acidentes na Capital. Kátia Castilho, diretora da Agetran, ressalta que esse contexto presente no trânsito de Campo Grande reflete acidentes fatais.

As fiscalizações rotineiras da Agetran confirmam essa realidade demonstrando a necessidade urgente de mudanças de comportamento dos motoristas e motociclistas ciclistas e pedestres. “As estatísticas de mortos e feridos por acidentes permanecem assustando a cada ano, mas só atingem as pessoas quando uma fatalidade acontece nas suas famílias”, observa Kátia.

Escola Segura: Segundo informações da Agetran, as ações do projeto Escola Segura serão intensificadas nas escolas municipais. O projeto tem como público alvo alunos da rede pública e tem como objetivo alertar os estudantes para o trânsito seguro.

Nesta semana, o projeto será desenvolvido por meio de blitzes educativas na frente das escolas a partir das 16 horas. 

Em Sidrolandia ainda não foi confirmada se terá alguma educação preventiva no trânsito (Foto: Regis Pereira)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.