Buscar

Senai abre prazo para indústrias reservarem vagas em 9 cursos técnicos na modalidade de aprendizagem

As vagas para aprendizagem industrial são destinadas exclusivamente para aprendizes formalmente contratados pelas empresas

Cb image default
Divulgação

O Senai abriu o prazo para as indústrias de Mato Grosso do Sul apresentarem interesse nas 395 vagas distribuídas em nove cursos na modalidade de aprendizagem industrial nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Os cursos oferecidos são técnico em administração, técnico em logística, técnico em edificações, técnico em manutenção de máquinas industriais, técnico em alimentos, técnico em química, técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica e técnico em segurança do trabalho.

As vagas para aprendizagem industrial são destinadas exclusivamente para aprendizes formalmente contratados pelas empresas e que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio. As empresas interessadas têm até o dia 8 de agosto para entrar em contato com as unidades do Senai nas respectivas cidades e reservar as vagas. Passada essa etapa, a abertura das turmas será confirmada no dia 10 de agosto e os alunos terão de 13 a 24 de agosto para fazer as matrículas nas unidades do Senai dos respectivos municípios, com as aulas tendo início no dia 27 de agosto.

Porta de entrada

Segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, ao oferecer as vagas de cursos na modalidade de aprendizagem industrial, a instituição promove a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria sul-mato-grossense. “A modalidade de aprendizagem industrial representa a porta de entrada desses jovens ao mercado de trabalho no setor. Por meio desses cursos, as indústrias do Estado podem contratar aprendizes, por tempo determinado, e que, futuramente, poderão fazer parte de seu quadro de funcionários”, detalhou.

Ele completa que o aprendiz industrial frequenta as aulas, que podem ser realizadas nos períodos vespertino ou noturno, dependendo do curso. Além disso, os aprendizes industriais, enquanto não estiverem em sala de aula, recebem uma remuneração para colocar em prática o que foi aprendido na indústria que o contratou, colaborando com a produtividade da empresa. “Se for bem-sucedido, o aprendiz industrial tem grandes chances de ser efetivado na empresa”, emendou.

Distribuição

No Senai de Campo Grande, serão oferecidos os cursos de técnico em administração e técnico em logística, enquanto na Escola Senai da Construção, também na Capital, será disponibilizado o curso de técnico em edificações. Já no Senai de Corumbá serão ofertados os cursos de técnico em administração e técnico em manutenção de máquinas industriais. Em Dourados, o Senai oferecerá os cursos de técnico em alimentos, técnico em química, técnico em eletrotécnica e técnico em administração. Na cidade de Três Lagoas, os cursos ofertados são técnico em mecânica, técnico em segurança do trabalho e técnico em administração.

No ato da matrícula, o aprendiz deverá apresentar uma foto 3x4 colorida e recente, cópia e os documentos originais RG e CPF (se o aluno tiver menos de 18 anos é preciso apresentar os documentos dos pais ou responsáveis), ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do período de validade, ou passaporte ou carteira profissional ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), além de CPF ou Declaração da Receita Federal, comprovante de endereço atualizado, atestado de escolaridade atualizado, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) devidamente registrada, certificado de reservista, se do sexo masculino e maior de 18 anos, e contrato de aprendizagem, uma via original.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.