Buscar

SEXO ANAL: Dicas de como fazer sem dor, com segurança e higiene

O ânus não produz lubrificação, então faça uma pausa para relubrificar se a penetração sexual se tornar dolorosa.

Cb image default
Divulgação

O sexo anal pode ser muito prazeroso para pessoas de todos os sexos e gêneros, mas para muitos é desconfortável. Com uma abordagem gentil, comunicação aberta e consentimento mútuo, é possível que as pessoas façam sexo anal sem dor. A seguir, confira algumas indicações de como evitar desconforto e também algumas dicas gerais para você ter prazer e segurança.

Sexo anal dói?

Para a maioria das pessoas, o sexo anal pode ser doloroso, especialmente quando é a primeira vez ou com um parceiro que não é gentil. Em uma pesquisa com 412 pessoas pela San Francisco Aids Foundation, dos Estados Unidos, 96% dos participantes relataram que fazem ou já fizeram sexo anal. Desses participantes:

86% disseram que sentiram dor pelo menos uma vez, enquanto 9% nunca sentiram dor;

36% disseram que gostaram da dor durante o sexo anal;

64% das pessoas que penetraram parceiros disseram que eles pediram para parar por causa da dor.

O sexo anal pode doer por várias razões, incluindo:

-o ânus não produzir lubrificação para o sexo;

-os músculos do esfíncter do ânus se contraírem demais;

-certos problemas de saúde, como hemorroidas, tornam o ato doloroso.

No entanto, o sexo anal não precisa doer, e a dor intensa pode indicar que uma pessoa está fazendo algo potencialmente prejudicial.

Como se preparar

Antes de fazer sexo anal, é importante conversar com a outra pessoa sobre consentimento, e sobre como tornar a experiência o mais prazerosa possível. Alguns tópicos a serem discutidos incluem:

-testes para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);

-sexo com outros parceiros, pois fazer sexo anal com várias pessoas pode aumentar o risco de transmissão de vírus, como o HIV;

-experiência anterior com sexo anal.

Estratégias para tornar o sexo mais confortável:

o uso de preservativos para reduzir a chance de transmissão de ISTs;

uso de profilaxia pré-exposição (PrEP), pois esses medicamentos podem reduzir o risco de transmissão do HIV.

Como diminuir a dor durante o sexo anal

Algumas estratégias que podem tornar o sexo anal menos doloroso incluem:

Usar bastante lubrificante: o ânus não produz nenhuma lubrificação, então faça uma pausa para relubrificar se a penetração sexual se tornar dolorosa. Se estiver usando um preservativo de látex, use apenas lubrificantes à base de água ou silicone, pois outros podem danificá-lo.

Usar água ou um sabonete suave para limpar o ânus antes do sexo anal: fazer isso ajuda algumas pessoas a se sentirem mais confortáveis.

Ir devagar: uma abordagem lenta e suave reduz o risco de lesões e pode tornar o sexo anal mais prazeroso. Tente começar com os dedos ou pequenos brinquedos sexuais e, em seguida, trabalhe gradualmente até a penetração com o pênis ou brinquedo sexual maior.

Respirar lenta e profundamente: concentrar-se na respiração pode ajudar a pessoa a relaxar.

Comunicar-se com o parceiro durante o sexo: se doer, diga a ele para desacelerar ou parar.

Parar imediatamente se houver sangue ou dor intensa: esses sintomas podem indicar uma lesão ou ser devido ao sexo anal irritar uma hemorroida.

Depois do sexo anal

Muitas pessoas se preocupam que o sexo anal seja sujo, mas para a maioria das pessoas com boa saúde, não há problema. Ter alguns lenços ou toalhas à mão pode ajudar no processo de limpeza. É importante lavar todos os brinquedos usados na penetração.

Saiba mais sobre a limpeza após o sexo

Outras práticas de higiene incluem:

-evite penetrar no ânus e depois na vagina ou na boca sem lavar primeiro, pois isso pode espalhar bactérias, aumentando o risco de infecção;

-lave as mãos depois de penetrar no ânus com elas ou com os dedos;

-não reutilize brinquedos anais sem lavá-los primeiro.

Dicas de segurança

Nenhum sexo é totalmente seguro, mas algumas estratégias podem reduzir o risco de lesões sexuais anais e de transmissão de infecções:

usar preservativo durante o sexo anal e substituí-lo por um novo antes de mudar para qualquer outra forma de penetração;

limpar brinquedos anais e, se possível, colocar camisinha neles;

parar se a dor for muita, ou se não melhorar ao mudar de posição ou usar mais lubrificante;

ir ao pronto-socorro se um brinquedo ficar preso no ânus.

Perguntas frequentes sobre sexo anal

É um mito que o sexo anal danifica o ânus ou causa o escape de fezes. Desde que a pessoa vá devagar e utilize preservativo e lubrificante, o sexo anal é seguro. Algumas perguntas comuns sobre sexo anal incluem:

Haverá contato com fezes?

A menos que exista a necessidade de evacuar, não deve haver eliminação de fezes durante o sexo anal. Às vezes, é possível encontrar traços, mas não em grandes quantidades.

Vai dar vontade de ir ao banheiro?

O sexo anal não deve provocar essa urgência, a menos que haja algo errado. Por exemplo, uma pessoa que está severamente constipada ou tem danos nos nervos pode não perceber que precisa fazer cocô antes e pode sentir vontade de fazer isso durante o sexo.

O sexo anal afeta o ato de defecar?

Se for feito com cuidado, não há risco de danificar os músculos do ânus. No entanto, penetração com objetos grandes ou sexo anal muito agressivo, ou que cause sangramento significativo, pode lesionar o ânus ou danificar os músculos.

Sexo anal causa sangramento?

Não deve causar, no entanto, pessoas com hemorroidas podem achar que a penetração anal causa desconforto, levando ao sangramento. Da mesma forma, o sexo anal violento pode causar fissuras anais, que são pequenos rasgos na parede do ânus. Algumas gotas de sangue geralmente não são motivo de preocupação, mas sangramento intenso pode ser um sinal de emergência.

O sexo anal pode causar lesões graves?

Se for suave e cuidadoso, não. No entanto, penetrar em uma pessoa com objetos que podem escorregar em seu reto, como dildos sem base alargada, pode fazer com que esses objetos fiquem presos, tornando necessário o atendimento médico. Já o sexo anal violento pode danificar as paredes do ânus, ferindo os músculos e a pele.

Posso fazer sexo anal todos os dias?

Segundo Jairo Bouer, a rigor – e para quem curte – é possível ter esse tipo de prática diariamente, mas é importante também tomar os devidos cuidados. “Como foi dito, o ânus não tem a mesma lubrificação da vagina. Então, é fundamental que o casal use lubrificação adicional à base de água ou silicone. Isso facilita a penetração e evita qualquer desconforto em quem está recebendo a prática".

Fazer demais aumenta as chances de hemorroidas?

O psiquiatra afirma que não, fazer sexo anal com muita frequência não eleva o risco de desenvolver hemorroida. Mas, para quem já tem, eventualmente pode haver algum tipo de complicação, por exemplo, uma trombose hemorroidária. Assim, fica mais difícil ter esse tipo de relação sexual, porque a pessoa sente muita dor e desconforto.

É preciso fazer lavagem anal, conhecida como “chuca”, todas as vezes?

“Depende. Se você conhece bem seu organismo e sabe que está tranquilo, que o ânus está ‘liberado’ e não tem nenhum tipo de obstáculo no meio do caminho, não precisaria fazer chuca", explica o médico. “Fazer chuca o tempo todo pode provocar um desequilíbrio e até facilitar o aparecimento de alguma diarreia ou infecções. Então, chuca é só para quando você tiver certeza que terá uma relação sexual anal e tem dúvida se o caminho está liberado totalmente”.

A sensação do sexo anal pode parecer estranha ou desconfortável, mesmo para as pessoas que, eventualmente, passam a apreciá-lo. Uma pessoa não deve se sentir obrigada ou pressionada a fazê-lo, e só deve haver sexo anal se todas as partes consentirem com entusiasmo. Com uma abordagem gentil e cautelosa, muita comunicação e uma compreensão do sexo seguro, muitas pessoas de todos os sexos e gêneros podem achar o sexo anal prazeroso.

Fontes: MedicalNewsToday / Jairo Bouer

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.