Buscar

Sobe para seis o número de mortos por forte terremoto no Chile

Tremor de magnitude 8,2 ocorreu a cerca de 100 km da cidade de Iquique.Tsunami atingiu a região norte do país; alerta foi retirado na madrugada.

Um terremoto de magnitude 8,2 que atingiu parte do Chile na noite de terça-feira (1°) e provocou um tsunami na região norte do país deixou pelo menos seis mortos. As causas das mortes seriam ataques cardíacos e esmagamento, segundo autoridades chilenas.

Além dos mortos , pelos menos três pessoas ficaram gravemente feridas, informou o ministro do Interior chileno, Rodrigo Peñailillo.

A Marinha do país emitiu um alerta de tsunami imediatamente após o tremor de terra. As ondas chegaram à costa do país e a maré aumentou de 1,58 m para 1,8 m, segundo o monitoramento da Marinha. O alerta de tsunami foi retirado na madrugada desta quarta-feira (2).

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do terremoto de magnitude 8,2 está localizado a cerca de 100 km a noroeste da cidade de Iquique, na fronteira com o Peru, a uma profundidade de 20 km. Anteriormente, o terremoto havia sido classificado como sendo de magnitude 8.

O tremor e o tsunami forçaram autoridades do país a esvaziar partes de algumas cidades e a emitir alertas para toda a costa do Pacífico Sul e da América Central. A operação envolveu a retirada de 900 mil pessoas, segundo o diretor do Escritório  Nacional de Emergências (Onemi), Ricardo Toro. Os alarmes soaram no vizinho Peru, onde o terremoto foi sentido com força e as principais cidades do sul foram isoladas, e até no Equador. Não foram divulgados estragos relacionados diretamente com o tsunami.

A mídia local relatou falta de energia e congestionamentos em algumas estradas, à medida que moradores tentavam fugir para regiões mais seguras, em meio à chegada das primeiras ondas a Iquique, uma cidade portuária importante para a exportação de cobre.

O Centro Nacional de Sismologia da Universidade do Chile informou que o forte terremoto foi sentido às 20h47 locais (mesmo horário em Brasília) e que seu epicentro foi registrado 85 km

O prefeito de Arica, a 1.660 km de Santiago, Salvador Urrutia, disse que a cidade registrou feridos após o forte tremor ter destruído algumas casas e causado danos a alguns prédios.

O terremoto também provocou deslizamentos de terra e bloqueios parciais de estradas, de acordo com o Onemi.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que a costa do Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Nicarágua também estava em risco.

Moradores se refugiam em estádio de Iquique,no norte do Chile (Foto: Aldo Solimano/AFP)

Bachelet viaja para áreas afetadasA presidente do Chile, Michelle Bachelet, assinou um decreto que declara área de desastre nas regiões de Arica e Tarapacá, duas das mais afetadas pelo tremor. A presidente viajará nesta quarta-feira para as regiões afetadas.

O tremor ocorreu perto de uma área onde estão concentradas algumas das maiores mineradoras de cobre do mundo. No entanto, a estatal Codelco, maior produtora mundial de cobre, informou que o epicentro do terremoto estava longe de suas operações. A gigante internacional BHP Billiton opera na região a mina de cobre Cerro Colorado.

A mina [Cerro Colorado] está em uma área elevada, longe do epicentro [do terremoto], não deveria ter nenhum impacto nas operações, disse um porta-voz da BHP Billiton no Chile à agência de notícias Reuters.A mineradora Southern Copper não sofreu danos em suas reservas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.