Publicado em 09/09/2013 às 23:15, Atualizado em 26/10/2016 às 08:15

Técnica com células-tronco promete juventude eterna para a pele

De acordo com o britânico Daily Mail, empresa de Cingapura acaba de lançar procedimento de congelamento de células para reverter envelhecimento

redação, Terra

A Scéil, empresa de Cingapura, acaba de anunciar uma técnica que promete a juventude eterna.Trata-se de um procedimento de congelamento de células adultas da pele para que elas se mantenham jovens e possam ser utilizadas no futuro, quando a pessoa mostrar sinais de envelhecimento.De acordo com o jornal britânico Daily Mail, acredita-se que apenas as celebridades e as pessoas muito ricas vão investir no processo, que custa 40 mil libras, cerca de R$ 150 mil.

O procedimento está disponível a partir de hoje para o uso cosmético, mas os pesquisadores acreditam que a tecnologia seja utilizada também para ajudar pacientes feridos ou com problemas degenerativos da pele. As células são manipuladas para serem cultivadas posteriormente em qualquer tipo de tecido do corpo. A Scéil informou que o material recolhido e reproduzido será armazenado numa temperatura de 180° C em três bancos de dados diferentes: Cingapura, Dubai e Suíça, para garantir que sempre haverá um backup.

A empresa promete manter uma reserva de células de cada cliente até que eles morram. Em um comunicado em seu site, a Scéil pediu para que os interessados se inscrevessem o mais rápido possível para evitar um maior envelhecimento das células.Suas células serão armazenadas durante toda sua vida até que você tenha uma necessidade no futuro e possa utilizá-las nos tratamento mais recentes de medicina regenerativa. Devido ao processo de envelhecimento, não há melhor momento para ter sua amostra colhida do que hoje”, diz o comunicado.

O apelo do site da empresa vai mais além. Suas células preservadas vão se manter nos mesmos níveis de juventude atuais, enquanto o resto continua a envelhecer. Basta pensar:  desde que você começou a ler esta informação suas células já envelheceram, porque em média, há 1,8 milhão de mutações em seu DNA a cada segundo”.

Andre Choulika, fundador da Cellectis, empresa da Scéil, disse acreditar que a técnica vai ser muito popular a uma certa classe de pessoas que “têm tudo o que querem, mas não podem ir contra o envelhecimento.De acordo com o jornal britânico, num blog no início deste ano, o especialista comparou as células-tronco armazenadas a um backup de um PC.  Assim como o simples ato de fazer backup do seu computador tornou-se rotina, o mesmo pode acontecer com o ato de fazer backup de suas células-tronco, escreveu Choulika na época.