Buscar

TV dobra risco de obesidade em crianças, diz estudo

Especialistas afirmam que é preciso controlar o tempo diante da TV

Crianças que ficam pelo menos uma hora por dia na frente da televisão têm duas vezes mais risco de se tornarem obesas ou acima do peso, diz estudo da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos. O resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade Acadêmica dos Pediatras, em San Diego, nos Estados Unidos.

De acordo com informações do site DailyMail, especialistas afirmam que é preciso controlar o tempo do pequeno diante da TV, para diminuir o risco da doença em crianças menores de cinco anos.

Para a pesquisa, foram analisadas cerca de 11 mil crianças que estavam no ensino infantil entre 2011 e 2012. Além das crianças, os pais foram entrevistados para que os pesquisados pudessem relacionar também todos os fatores que poderiam afetar o desenvolvimento escolar. Os responsáveis responderam quantas horas os filhos ficavam em frente à televisão, tanto em finais de semana como durante a semana, assim como as horas em que a criança utilizava o computador.

Após um ano, o mesmo procedimento foi realizado, tanto com os pais como com as crianças. O resultado foi de que as crianças americanas de até cinco anos assistiam cerca de três horas e meia de televisão por dia. A pesquisa mostrou que crianças que assistiam mais à televisão tinham entre 50% e 70% chances a mais de estar acima do peso.

Líder do estudo, o pediatra Mark DeBoer, conta que a pesquisa mostra algo que era visível na sociedade.

— É preciso controlar o quanto as crianças assistem à televisão. Ficar sentado no sofá por muito tempo não é saudável. O ideal é balancear com outros tipos de diversão, principalmente com as atividades físicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.