Buscar

Veja 5 dicas para ajudar a descobrir o que você ama fazer na vida

Definir o futuro profissional é uma das tarefas mais difíceis na vida. Pessoas de várias idades se questionam se é possível conciliar o trabalho dos sonhos com uma remuneração que atenda às suas necessidades. Para ajudar a descobrir a profissão certa, a comunidade de carreiras 99jobs.com listou algumas dicas. Confira:

1) Analise seus pontos fracos e fortesSe você não consegue fazer uma autoanálise sobre suas atribuições e características, pergunte para as pessoas mais próximas sobre aquilo que você faz muito bem, e também sobre aquilo que precisa melhorar. Esteja preparado para receber um feedback diferente daquele que você quer ouvir, mas que é um pouco mais próximo da realidade. A partir disso, você pode desenvolver melhor as aptidões, além de se especializar ainda mais nos pontos fortes.

2) Procure mais sobre culturas organizacionaisQuando se estuda uma carreira, muita gente fica presa apenas em suas atribuições, sem se preocupar com as coisas básicas do dia a dia. Pesquise cenários em que o estilo de vida seja semelhante ou complementar ao seu. Entenda o que você quer para a sua vida no momento: ser parte de uma empresa em uma cidade grande ou ter o próprio negócio em uma cidade pequena? Ter tempo para atividades extracurriculares, ainda que receba um pouco menos? Pesquise organizações ou cursos que permitam o estilo de vida que você quer. Liste as opções, os prós e contras e, o mais importante, não se sabote.3) Compare-se com moderaçãoNo mundo atual é quase impossível não se comparar com outras pessoas. Se por um lado isso pode ser positivo, já que é possível se posicionar dentro do mercado, por outro, pode ter efeito negativo caso a análise não seja feita com cuidado.4) Planeje e sonheÉ importante ter ideia de onde você quer ir, e como pretende chegar lá. Entretanto, permita-se sonhar com realizações que seriam grandes demais, e que normalmente você não imaginaria. Afinal, sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.5) ComecePesquisar, analisar, planejar e sonhar são etapas importantes para fazer aquilo que você ama. Mas é preciso dar um passo inicial, que para muitos pode ser o mais complicado: começar. Dar o primeiro passo é fundamental, então procure pessoas com as quais você não tem tanto contato, peça para falarem verdades cruas e pontos de vista com os quais você não está acostumado. Converse também com pessoas próximas, que poderão apoiá-lo na busca por novos rumos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.