Buscar

WhatsApp implementa botão para compras no app

A novidade está disponível desde a última terça-feira, dia 10/11.

Cb image default
Divulgação

O WhatsApp se tornou um dos aplicativos mais importantes em território brasileiro. Tanto no iPhone quanto no Android, o app jamais deixa a lista de aplicativos mais populares nas lojas e não é à toa, atualmente, desde a comunicação com família e amigos até reuniões do trabalho e contato com prestadores de serviço acontece através da plataforma.

Por isso, qualquer novidade que seja adicionada ao aplicativo tem o potencial de impactar milhares de pessoas, em especial em um período de quarentena que pede cada vez mais inovações tecnológicas para otimizar nosso cotidiano. Agora, a novidade é que usuários empresariais poderão adicionar um botão de compra diretamente no aplicativo.

A novidade está disponível desde a última terça-feira, dia 10/11, e não é necessário instalar a versão Beta do aplicativo, basta atualizar para a versão mais recente através da loja de seu aparelho. É importante destacar que, pela natureza de qualquer tipo de compra online, pode ser interessante instalar uma VPN brasileira para garantir a segurança da conexão, principalmente ao usar redes públicas no celular.

WhatsApp Business

Quando o WhatsApp, que se tratava de um aplicativo pago, foi comprado pela gigante Facebook tornando-se grátis, muitos se questionaram sobre quais seriam os mecanismos de monetização que gerariam lucro para o aplicativo. Atualmente, a resposta é o serviço WhatsApp business, que cria contas especiais para empresas e prestadores de serviços.

Você já deve ter encontrado alguma conta empresarial no WhatsApp, esses telefones possuem recursos extra como mensagens automáticas, um catálogo de produtos disponível nos detalhes do contato, e uma marca de verificação indicando que o perfil é oficial da marca. De acordo com a empresa, mais de 175 milhões de pessoas conversam com uma conta empresarial diariamente, e 13 milhões de brasileiros conferem o catálogo de produtos.

Botão para compras

O novo recurso disponível no WhatsApp Business, e batizado de “botão de compras”, tem como objetivo facilitar e destacar as opções de produtos oferecidos por uma conta empresarial, facilitando o processo de compra para o consumidor.

O recurso funciona da seguinte maneira: Uma vez configurado pelo lojista, um novo botão aparecerá ao lado do nome de contato ao iniciar uma conversa com o vendedor. Ao tocar nesse botão, o usuário é imediatamente redirecionado para um catálogo, dentro do app, com a lista de produtos, fotos, preços, descrições e detalhes, com a opção de enviar uma mensagem especificamente sobre o produto escolhido.

De acordo com a empresa, esse novo recurso tem o objetivo de facilitar as compras online, principalmente nos meses de Novembro e Dezembro onde promoções como a black friday e o Natal potencializam as compras no comércio online.

Uma pesquisa da Accenture detectou que, no Brasil, 83% dos internautas adultos estão mais propensos a comprar um produto de uma empresa que oferece comunicação através de aplicativos de mensagem, do que de empresas que oferecem apenas métodos tradicionais como telefone e email.

Pagamentos no app

O botão de compra facilita a experiência dentro do app, mas não permite que o usuário de fato pague pelo produto, ainda sendo necessário conversar com o vendedor e emitir um pagamento por via alternativa. A proposta do serviço de pagamentos dentro do WhatsApp, que seria liberada no Brasil há algumas semanas, foi suspensa indeterminadamente devido à preocupação de agências fiscalizadoras e do Banco Central do Brasil.

Uma alternativa eficiente pode ser o uso do novo sistema de pagamentos Pix, que apesar de não estar embutido no WhatsApp, é extremamente ágil, requer poucas informações, pode ser associado ao número de telefone, e processa os pagamentos imediatamente. Além disso, quase toda loja também tem a capacidade de aceitar cartões de crédito usando apps de pagamento.

Com mais essa novidade, o WhatsApp busca um papel cada vez mais central no cotidiano brasileiro, levantando também a preocupação do equilíbrio entre a comodidade e a dependência em grandes empresas da tecnologia. Gostou? Veja também como motoristas podem renovar a CNH através de um aplicativo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.