Buscar

Zika provoca infecção cerebral e deixa francês em coma temporário

Vírus causou meningite e encefalite em turista que foi a ilhas no Pacífico.Idoso passou 24 horas inconsciente e ficou debilitado por mais de um mês.

(Foto: Carteaux et. al/NEJM)

Um turista francês de 81 anos que contraiu zika durante um cruzeiro por ilhas do sul do Pacífico teve uma infecção cerebral causada pelo vírus e entrou em coma.

Dez dias após retornar de viagem, o homem deu entrada no hospital inconsciente e só se recobrou os sentidos após 24 horas na UTI, sob respiração artificial.

O problema foi consequência de uma meningoencefalite (infecção combinada de meningite e encefalite) causada diretamente pelo vírus, afirmam os médicos.

O caso foi descrito em um estudo publicado nesta quarta-feira (9) na revista médica New England Journal of Medicine, liderado por Guillaume Carteaux, da Assistance Publique-Hôpitaux de Paris (rede pública de hospitais da capital francesa).

Após iniciar tratamento para sintomas, a respiração artificial pode ser desligada no segundo dia de internação. O paciente melhorou lentamente até receber alta com 17 dias de internação.

Alguns sintomas da infecção, como a confusão mental, só melhoraram depois de 38 dias, e o homem ainda ficou com uma sensação permanente de fraqueza no braço esquerdo.

Os autores do estudo associaram o vírus à infecção após terem detectado o zika no fluido cerebrospinal, líquido no sistema nervoso central do paciente. O diagnóstico foi feito por PCR, método que detecta o material genético do vírus no organismo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.