Buscar

Comando da PM do MS determina medidas que devem, obrigatoriamente, ser seguidas antes e durante atendimentos

Em meio à polêmica do suposto envolvimento de servidores da segurança pública em agressão de adolescente, o comando da Polícia Militar determinou medidas que devem, obrigatoriamente, ser seguidas antes e durante atendimentos a ocorrências. A decisão foi assinada ontem (20) e encaminhada aos três comandos de Campo Grande: Metropolitano, Especializado e da Área Central.

No texto, o comandante da instituição, Deusdete Souza de Oliveira, determina que guarnições sejam orientadas sobre direitos e garantias individuais, procedimentos e demais temas pertinentes ao serviço, antes de sair às ruas. Também obrigada o acompanhamento de oficiais (superiores a tenente, que são responsáveis pelas equipes) em ocorrências de repercussão, como troca de tiros, por exemplo.

Em nota, a assessoria de imprensa da PM informou que a determinação, somente, reforça parâmetros que já existem.

“É praxe na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul o acompanhamento de oficiais sempre que possível em todas as situações de vulto, e não de vulto também. As preleções e instruções à tropa também já eram feitas. No entanto, foi reforçado que haja maior frequência na tratativa e na abordagem de assuntos vinculados a direitos e garantias fundamentais, bem como demais assuntos pertinentes à atuação dos policiais militares”, diz o esclarecimento.

Na avaliação do presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS) Edmar Soares, trata-se de regra de proteção. “A orientação é para proteger a instituição. Na minha opinião, oficial tinha que ter em cada viatura. É um homem a mais para a segurança”, pontuou.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.