Buscar

Justiça determina bloqueio de R$ 44 milhões de ex-prefeito de MS que fez vários saques no final do mandato

Ex-prefeito de Anaurilândia (MS), Edom Carlos Gonzales (PR), não conseguiu a reeleição para vereador em 2016 e não declarou nenhum bem ao TSE.

Cb image default
Foto: TSE/Reprodução

A Justiça concedeu liminar para bloquear R$ 44.213.625,95 do ex-prefeito de Anaurilândia Edom Carlos Gonzales (PR), que teria feito vários saques nos últimos dias do mandato que encerrou em 1996. A ação da Promotoria seria para ressarcir os cofres do município.

Segundo o promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki, o relatório de inspeção do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou pagamentos a alguns servidores próximos em prejuízo aos demais em valores altos. Também deixou de elaborar balancetes mensais obrigatórios de setembro a dezembro do último ano de gestão.

Além disso, não apresentou todos os comprovantes de receitas, realizou crédito por antecipação de receita sem observar as normas legais. A inspeção ainda constatou ausência de licitações e realização de licitações forjadas, contratação de servidores e sem pagamento.

Conforme a ação, o valor do prejuízo com correção até os dias atuais foi calculado o montante milionário.

Como a juíza Camila de Melo Mattioli Gusmão Serra Figueiredo não teve acesso à Central Nacional de Indisponibilidade e ao Renajud, por causa de problemas nos sistemas, foi determinada nesta quinta-feira (7) a expedição de ofícios aos Cartórios de Registro de Imóveis para bloquear os bens imóveis em nome de Gonzales.

Além disso, também foi determinada a expedição de ofício ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para bloquear os veículos.

Gonzales disputou reeleição para vereador em 2016, mas não conseguiu continuar na Câmara Municipal, ficando para suplente. No registro de candidatura, o então candidato não declarou nenhum bem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.