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MPF promove campanha Corrupção Não e incentiva sociedade a participar

A ação abrange 21 países e tem como foco principal estimular a sociedade à auto-análise e também fiscalizar atitudes corruptas.

A campanha “Corrupção Não”, promovida pelo Ministério Público Federal brasileiro em parceria com Associação ibero-americana de Ministérios Públicos (AIAMP), incentiva a sociedade a dizer não aos corruptos e à corrupção. Segundo o MPF, a iniciativa abrange 21 países e pretende mobilizar o maior número de pessoas em torno de uma ideia simples: dizer NÃO a qualquer atitude corrupta é o primeiro passo para acabar com esse problema.

O texto da campanha diz: “Chegou a hora de mostrar que não concordamos com nenhum tipo de corrupção. Não importa o tamanho, o autor ou a situação. O papel de quem, como nós, deseja um mundo mais justo é dizer NÃO a qualquer ato corrupto. Seja furar uma fila, subornar um guarda ou desviar dinheiro público”, enfatiza.

O objetivo da campanha é divulgar também o papel dos Ministérios Públicos no combate à corrupção em seus respectivos países. De acordo com o MPF, para o sucesso da campanha é fundamental a participação de todos no movimento.  “Em família, nas ruas, nas conversas, diga NÃO à corrupção, por menor que ela seja. Essa atitude pode ganhar força pelas ruas, pelos bairros, pelas cidades e países. Acredite: a mudança ética em favor da sociedade começa nas atitudes de cada um. Procure o Ministério Público do seu país e junte sua voz a esse grito: corrupção, não!”, completa o texto de divulgação.

Dados de ações de improbidade - Levantamento feito pelo Ministério Público Federal revelou que, desde 2013, foram ajuizadas 5.445 ações de improbidade administrativa contra agentes públicos, alcançando gestores, ex-gestores e servidores, além de particulares que se beneficiaram das irregularidades e causaram prejuízo aos cofres públicos. O tema é regulamentado pela Lei nº 8.429/92, que trata de hipóteses de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na Administração Pública.

Em relação ao ano de 2013, a instituição propôs 3.143 ações e instaurou 9.881 procedimentos de investigação relacionados à improbidade administrativa. Já em 2014, foram contabilizados 2.002 ações e 11.405 procedimentos de investigação. Para 2015, o estudo aponta 300 ações propostas e 6.118 procedimentos de investigação até o dia 22 de maio. O diagnóstico abrange os 26 estados da federação e o Distrito Federal.

Foco na internet – A divulgação massiva concentra-se na internet e tem como foco os jovens entre 18 a 24 anos, pois 70% deles estão conectados no mundo virtual. A intenção é que o internauta possa se engajar compartilhando as peças, promovendo a divulgação da campanha por meio canais preferidos, principalmente das redes sociais.

A ação conta com hotsite, fan page, perfil no Twitter, vídeos, banners web, posts de Facebook, entre outras peças de divulgação. Como apoio à comunicação digital, também serão utilizados os meios de comunicação convencionais (rádio, TV, jornal, revista, etc) e a mídia out of home (mobiliário urbano, mídia aeroportuária, empenas, etc). Para aderir ao movimento, basta compartilhar a hashtag da campanha #CORRUPÇÃONÃO.

O MPF orienta também cada participante a fazer uma auto-análise, fiscalizar, se informar e divulgar a campanha. Mais informações no link: http://corrupcaonao.mpf.mp.br/

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