Buscar

Pecuarista de MS é multado em R$ 8,6 milhões por criar gado em reserva

Mais de 3 mil animais foram retirados do local

Operação Veredas, que teve início no dia 18 deste mês e terminou no dia 23, sábado, retirou mais de três mil cabeças de gado de uma área de 863 hectares de APP (Preservação Permanente) e RL (Reserva Legal). Os animais eram criados nas margens do Rio Paraná, entre Batayporã e Taquarussu, a aproximadamente 300 quilômetros da Capital.

Segundo informações da Polícia Militar Ambiental, Ibama, Prefeitura de Taquarussu e Instituto Chico Mendes, o pecuarista responsável pelo gado foi multado em R$ 8,6 milhões. A Operação Veredas atendeu uma recomendação do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal de vistoria nas áreas de proteção ambiental.

O gado era criado dentro da área de proteção nas ilhas e várzeas do rio Paraná. O Instituto Chico Mendes, que embargou e multou o pecuarista, informou que foram construídos drenos em áreas da reserva legal e que, durante a operação, foi apreendida uma máquina retroescavadeira, usada para construção de novos drenos.

A área de proteção ambiental compreende 634.523 hectares em 10 municípios de Mato Grosso do Sul e 15 municípios no Paraná, totalizando 1.003.000 hectares. A parte mais importante está localizada em Taquarussu, com grandes áreas de veredas – Áreas de Preservação Permanente.

De acordo com as autoridades, toda a operação ocorreu pacificamente, sem resistência dos proprietários rurais. Segundo representante do Instituto Chico Mendes, Erick Caldas Xavier, os trabalhos de informações e sensibilização realizados pela Prefeitura de Taquarussu junto aos fazendeiros foi fundamental. “Esta foi uma das maiores operações do tipo realizadas no país”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.