Buscar

Tesoureiro da prefeitura e casal de empresários estão entre presos pelo Gaeco em Dourados

Outros dois alvos são dois ex-chefe e secretário já presos

Cb image default

Alvos foram levados ao MP-MS em Dourados para prestar esclarecimentos antes de prisão (Foto: Assessoria MP-MS)

Os cinco alvos de mandado de prisão da terceira fase da Operação Pregão, deflagrada pelas 10ª, 16ª e 17ª promotorias de Justiça de Dourados com auxílio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) nesta quinta-feira (14) são o tesoureiro da Prefeitura da cidade, Jorge Rodrigues de Castro, um casal de empresários identificado apenas como Ademir e Madalena e dois alvos já presos em dia 31 de outubro de 2018, há cinco meses.

Segundo informações do Dourados News, o ex-chefe de licitações da prefeitura de Dourados, Anilton Garcia e o ex-secretário de Fazenda João Fava Neto tiveram seus mandados de prisão cumpridos dentro da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) pela manhã.

Jorge de Castro foi encaminhado ao Ministério Público para prestar esclarecimentos antes da prisão. Todos os mandados foram expedidos pelo juiz Luiz Alberto de Moura Filho, da 1ª Vara Criminal de Dourados.

Operação Pregão

A primeira fase foi deflagrada em outubro do ano passado, tendo por objetivo esclarecer a atuação de uma suposta organização criminosa composta por agentes públicos, políticos e empresários, visando à prática de diversos crimes, incluindo fraude em licitação, dispensa indevida de licitação, falsificação de documentos e advocacia administrativa, além do crime contra a ordem financeira e incidência na conduta da Lei Anticorrupção.

Os atos teriam sido praticados durante a atual gestão do Município de Dourados. Em dezembro, a segunda fase da operação foi deflagrada.

Prisões

Durante a primeira fase, foram presos a vereadora Denize Portollan (PR), o secretário municipal de Fazenda, João Fava Netto, o presidente da Comissão de Licitação, Anilton Garcia de Souza e o empresário Messias José da Silva. Todos seguem presos há cinco meses, inclusive Anilton, que conseguiu um habeas corpus na terça-feira (12) no STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas não foi liberado até o momento. E nem deve ser, com o novo pedido de prisão expedido pela Justiça.

A defesa dos outros três entrou com o mesmo pedido ao Superior após a autorização do STJ para Anilton deixar a cadeira.

Durante a segunda fase, foram cumpridos dois mandados de prisão, bem como dois mandados de busca e apreensão. Os alvos eram Rosenildo da Silva França, contador da Prefeitura de Dourados, e Andreia Ebling, a esposa, que foi liberada no mesmo dia. O contador, três dias depois da operação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.