Buscar

TJMS nega recurso a condenado por estupro de vulnerável

O apelante manteve conjunção carnal com sua enteada, menor de 14 anos de idade

Cb image default
Divulgação

Em sessão de julgamento no mês de dezembro, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal, por unanimidade, negaram provimento a um recurso interposto contra sentença de condenação pela prática do crime de estupro de vulnerável e maus tratos.

Segunda a denúncia, entre os anos de 2012 e 2015, por diversas vezes, em sua residência, em Campo Grande, o apelante manteve conjunção carnal com sua enteada, menor de 14 anos de idade à época dos fatos, além de realizar ameaças contra a integridade física desta, bem como de sua família.

Além disso, no mesmo lapso temporal e na mesma residência, foi descoberto, durante depoimento na fase de investigação policial, que o réu também praticava atos libidinosos e de conjunção carnal com as irmãs da vítima, três crianças, todas também menores de 14 anos, além de praticar maus tratos e ameaças similares como as feitas à primeira vítima.

Ainda conforme consta no processo, o autor do crime aproveitava do convívio familiar e das situações em que a genitora das vítimas estava longe para realizar as violações e agressões, sendo descoberto após o irmão das vítimas presenciar uma das cenas de abuso sexual e comunicar aos demais familiares e às autoridades policiais.

Na época, a mãe das crianças também prestou depoimento à polícia e afirmou não saber sobre as agressões, mas relatou que a criança havia apresentado mudanças em seu comportamento, notando que esta havia ficado mais quieta e, também, chegando a tratar o apelante com hostilidade e raiva em algumas ocasiões.

O acusado, tanto durante a fase de investigação policial quanto em juízo, alegou sempre ser inocente e disse que as crianças foram influenciadas por sua mãe, com quem possuí desavenças, a realizar as acusações.

O laudo pericial de corpo de delito, solicitado pelas autoridades policiais, realizados em duas das vítimas, comprovaram que elas não eram mais anatomicamente virgens, confrontando as afirmações do réu e corroborando com a as afirmações das vítimas e com a acusação do irmão.

Além disso, o depoimento das vítimas também foi usado como prova pela acusação, pois, nele, as vítimas deram com clareza, e sem contradições, detalhes dos abusos que sofriam, confirmando as informações apresentadas no Boletim de Ocorrência e também justificando os resultados apontados pelo exame pericial.

A defesa apresentou apelação e solicitou a redução da pena junto ao TJMS.

O relator do processo, desembargador Geraldo de Almeida Santiago, compartilhou do mesmo entendimento do magistrado de primeiro grau, ressaltando que inexiste a possibilidade de que as vítimas estivessem mentindo ou sendo influenciadas a mentir, como dito pelo apelante, por existir riqueza de detalhes, que se compravam junto às outras provas apresentadas nos autos.

“Finalmente, rejeita-se o pedido de abrandamento das penas-base, pois o simples exame do decisum permite constatar que as mesmas já foram fixadas no mínimo legal.(...) Ante o exposto, nego provimento ao recurso de apelação”.

Este processo tramita em segredo de justiça.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.