Buscar

Zanin arquiva ações do PT contra Bolsonaro sobre aquisições de vacinas

O ministro Cristiano Zanin determinou o arquivamento de dois processos judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

Cb image default
 

O ministro Cristiano Zanin determinou o arquivamento de dois processos judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, em relação à não participação do Ministério da Saúde no protocolo de compra da CoronaVac. De acordo com Zanin, a petição original torna-se “inútil” frente aos “esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos”.

As ações, caracterizadas como Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), foram impetradas por diversos partidos políticos, incluindo Rede Sustentabilidade, PCdoB, PSB, PSOL, PT e Cidadania.

Zanin, que foi indicado ao mais alto tribunal judiciário do país pelo presidente Lula, ecoou a perspectiva da Advocacia Geral da União (AGU) sobre as adaptações políticas exigidas pelo contexto pandêmico, que pressionou o governo federal a implementar “diversas mudanças na política de saúde prestada à população brasileira”.

A resolução emitida pelo ministro ressalta que houve uma “mudança de estado” no que concerne aos eventos questionados, culminando na “resolução do cerne da questão principal”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.