Publicado em 26/03/2021 às 06:06, Atualizado em 26/03/2021 às 10:10

Alerta: hospitais de Campo Grande estão com estoque de remédios praticamente vazios

Previsão é que estoques acabem em dois dias; problemas se repetem em hospitais públicos e privados

redação,
Cb image default
Ambulância de Sidrolândia na Santa Casa de Campo Grande - Foto Arquivo

A Santa Casa de Campo Grande e os hospitais Cassems e El Kadri emitiram um comunicado, na quinta-feira (25), informando a eminente falta de medicamentos e sedativos no mercado. 

Os estoques estão quase zerados e a situação se arrasta por dias.

Os preços estão disparados e os fabricantes não estão dando conta da demanda, em especial dos remédios necessários para a intubação, manutenção da sedação, analgesia e relaxamento neuromuscular, essenciais para a ventilação mecânica de pacientes acometidos pela covid-19.

“Apesar da atualização da realidade dos estoques, enviadas cotidianamente às autoridades, bem como da comunicação recorrente das dificuldades, nenhuma solução palpável se apresenta a curto prazo. Tal fato gera grande preocupação quanto ao futuro dos internados e de pacientes que, porventura, venham a necessitar deste tipo de assistência”, diz a nota.

Com a grande demanda, os fabricantes sequer se se comprometem com a entrega dos produtos, causando pânico entre os profissionais de saúde, que já vislumbram um cenário caótico para os próximos dias.

“A maioria dos hospitais já trabalha com estoques muito baixos, e alguns prevêem falta de certas substâncias para daqui a dois dias. Diante desta conjuntura, os gestores destas instituições clamam pelo apoio do Poder Público na solução do problema, e reforçam o pedido à sociedade para que evite o contato social e utilize os protocolos de higienização, a fim de mitigar a disseminação viral”, finaliza a nota.