Buscar

Associação de frigoríficos quer debater crise e monopólio do JBS em MS

Frigoríficos estão fechando as portas, com a alegação de que falta boi gordo para abate. (Foto: Divulgação)

Assocarnes (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne de Mato Grosso do Sul) quer discutir de forma clara, a crise que afeta os frigoríficos do Estado. Mais que isso, quer saber quais as consequências do monopólio do setor, já que atualmente a empresa JBS tem a grande maioria dos abatedouros da região. A falta de bois para abate que já fechou 14 unidades e deixou 1,5 mil desempregados em Mato Grosso do Sul.

Na semana passada, o presidente da associação João Alberto Dias, protocolou um pedido de audiência pública na Assembleia Legislativa, para debater sobre a crise do setor. O objetivo dele, é que todos saibam o que, de fato, está acontecendo com os frigoríficos no Estado.

Dias afirma que a associação entrou com requerimento no Ministério Público Estadual, mas não obeteve respostas. Tomamos a decisão de protocolar um pedido de audiência pública porque o MPE não se manifestou, sendo que também entramos com requerimento lá. Queremos também que os setores envolvidos se manifestem em relação ao que está acontecendo, explicou.

Há uma possivel concentração do setor com a JBS e isso será avaliado com o pedido da audiência. Estamos nos manifestando para descobrirmos o que está ocasionando as unidades fechadas e queremos providências em relação a isso, ressaltou.

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) está avaliando se o tema vale uma audiência pública e na próxima semana, vai decidir se entra com a ação ou faz o pedido de algum requerimento para poder verificar a situação dos frigoríficos de médio e pequeno porte no Estado.

Setor - Em 90 dias, 1,5 mil demissões ocorreram nos frigoríficos de carne bovina de Mato Grosso do Sul. Desde o começo do ano, 14 unidades fecharam as portas ou deram férias coletivas para os trabalhadores. Agora, mais três unidades em Iguatemi, Eldorado e Corumbá, estão com previsão de férias coletivas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.