Publicado em 12/03/2020 às 06:20, Atualizado em 12/03/2020 às 10:21

'BOCA DO INFERNO': calor não dá trégua e chuva só depois do dia 15 em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul tem sido uma das regiões mais quentes e secas do País, segundo Inmet

Nathalia Pelzl,
Cb image default
 

Os sul-mato-grossenses estão sofrendo com o calor dos últimos dias e, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Mato Grosso do Sul tem sido uma das regiões mais quentes e secas do País.

Além disso, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), só deve chover significativamente a partir do dia 18 de março, as chuvas devem retornar gradativamente ao Estado.

Neste período, há possibilidade de elevação das chuvas em Mato Grosso do Sul, e os acumulados podem variar entre 30 a 60 milímetros ao longo do período, conforme boletim do Cemtec.

Na segunda-feira, Corumbá registrou temperatura de 39,1°C, seguida de Aquidauana com 37,4°C e Bonito com 37C°. Ontem, novamente Corumbá ficou entre as dez cidades brasileiras com as mais altas temperaturas, com 38,6°C.

Além do calor, o clima seco também tem atingido maior parte do Estado. A cidade de Costa Rica registrou 20% de umidade do ar na segunda-feira e ficou entre os municípios mais secos do país.

Corumbá e Amambai também integram a lista com índices de 21%, e Juti com 22%. Na terça, Amambai seguiu na lista acompanhada de Sidrolândia com 20% e 21%, respectivamente.

Cuidados

O tempo seco requer alguns cuidados com a saúde, por isso, as recomendações é ingerir bastante líquido e também usar cremes hidratantes para amenizar o ressecamento da pele, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar protetor solar, óculos de sol e fazer refeições leves. Nos ambientes, use umidificador de ar ou toalha umedecida. Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.