Buscar

Coronavírus faz algumas prefeituras do MS ‘banirem’ o tereré por decreto

Em outros municípios, optou-se por recomendar que a população não consuma a bebida, Em outros municípios, optou-se por recomendar que a população não consuma a bebida; compartilhamento da bomba gera risco de Covid-19

Cb image default
Divulgação

Mais que um patrimônio cultural sul-mato-grossense, o tereré é um evento diário para milhares de pessoas que, em roda, dividem uma mesma guampa e bomba enquanto conversam sobre tudo e todos. O hábito, porém, tornou-se um risco à saúde graças à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que tem na bebida um sério fator de contaminação. E, arraigado na sociedade local, forçou pelo menos 11 administrações municipais a proibirem o tereré a fim de evitar a superlotação de unidades de saúde.

A Covid-19 se espalha por gotículas, sejam por um espirro ou de saliva, esta última compartilhada junto com a bomba no tereré. O mesmo ocorre com o chimarrão e piteiras de narguilé, motivo que levaram tais produtos a também serem apontados como “vetores” do coronavírus.

Ainda hoje, mesmo com o alerta das autoridades para que não se consuma o tereré em grupo, é fácil ir a diferentes bairros e encontrar amigos bebendo da mesma guampa. Em alguns municípios, o aviso foi visto como insuficiente –ou percebido depois– e levou prefeitos a decretarem a proibição do consumo da bebida.

Em outras cidades, porém, optou-se por apenas recomendar que não se compartilhe a bomba. Outras ainda viram seus gestores apenas apelarem à população para que evitem a doença, caso de Guia Lopes da Laguna –onde o prefeito Jair Scapini (PSDB) e seu staff foram a público fazer tal solicitação, depois de a doença aportar na cidade por meio do motorista de um frigorífico que participou de roda de tereré. O saldo até esta segunda-feira (1º) é de 230 infectados no município e a maior incidência do Estado (2.324,4 portadores de Covid-19 por 100 mil habitantes).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.