Buscar

Dia de Campo mostra tecnologias para o milho em Maracaju

Mais de 50 materiais de milho serão apresentados

A Fundação MS, em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realiza neste mês os tradicionais Dias de Campo, em quatro municípios sul-mato-grossenses. Desta vez, a iniciativa levará aos produtores, técnicos e profissionais da área informações sobre as tecnologias voltadas para a cultura do milho. A primeira cidade a receber o evento será Maracaju, nesta sexta-feira (19), em uma das Estações Experimentais da instituição, localizada na Fazenda Alegria, a partir das 7h30.

Conforme o pesquisador de fitotecnia milho da Fundação MS, André Lourenção, serão apresentados cerca de 50 materiais do grão. O encontro será uma oportunidade para que os representantes da cadeia produtiva conheçam as novas tecnologias existentes no mercado para o milho safrinha. 

“Desta forma, o produtor terá base para adquirir materiais corretos, podendo escolher os que mais se adaptam as condições de sua propriedade”, salienta.

Lourenção explica, ainda, que serão apresentadas as metodologias utilizadas nos campos de atuação da instituição, além da exposição de tecnologias geradas por empresas parceiras da Fundação MS. “É importante o produtor acompanhar isso, para ele ver como estão esses materiais no campo. A combinação de híbridos é fator fundamental para que o produtor tenha um bom desempenho em sua lavoura”, ressalta.

O desempenho de híbridos de milho com e sem o uso de fungicidas também será discutido. “Em termo de qualidade, quando se aplica o fungicida, temos uma planta mais sadia e com menor risco de tombamento. Porém, em alguns materiais de milho, não foram verificados aumento de produtividade após a aplicação de fungicidas”, avalia o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli.

Além disso, os participantes poderão sanar dúvidas a sobre adubação em milho safrinha, por meio da palestra realizada pelo pesquisador de manejo e fertilidade do solo, Douglas Gitti. Serão esclarecidas questões sobre a nutrição das plantas, investimentos em adubação e época ideal para aplicação.

Serviço – O Dia de Campo na Fazenda Alegria, em Maracaju, será realizado a partir das 7h30. O evento será realizado, ainda, em São Gabriel do Oeste (23/06), Bonito (25/06) e Sidrolândia (29/06). A programação completa pode ser obtida pelo site www.fundacaoms.org.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.