Buscar

Drones irão ajudar fiscalização a garantir a legalidade do transporte público

Na BR-060, saída de Campo Grande para Sidrolândia, aconteceu a primeira demonstração da aplicação da ferramenta.

Cb image default
 

A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) investe em mais uma importante ferramenta de tecnologia em favor da qualidade dos serviços regulados prestados ao cidadão de Mato Grosso do Sul. Cada vez mais popular, o drone começa a ser utilizado nas ações de monitoramento e fiscalização nas diversas áreas em que a Agência atua.

Nas estradas, do alto, o drone vai ajudar a garantir a legalidade do transporte público de pessoas nas viagens intermunicipais. “Nós fazemos as barreiras, abordamos os veículos, os fiscais fazem a conferência, e muitas vezes os ilegais fogem da operação, se escondem em estradas menores. Com o drone, é possível identificar veículos suspeitos”, cita o coronel Waldir Ribeiro Acosta, chefe da Assessoria Militar da AGEMS, que atua em conjunto com a Câmara Técnica de Transportes.

Somente nesse setor, oito integrantes da equipe, entre policiais militares e agentes técnicos foram treinados para utilizar o drone. Na segunda-feira (20), em operação na BR-060, saída de Campo Grande para Sidrolândia, aconteceu a primeira demonstração da aplicação da ferramenta.

A expectativa é que o reforço tecnológico incremente ainda mais as operações que, apenas de janeiro a junho deste ano, resultaram em 2.193 veículos abordados – entre automóveis, ônibus, micro-ônibus -, com 149 autuações, 30 notificações e 16 apreensões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.