Buscar

Em MS, a cada minuto 1 testa positivo para covid

Com média de 22,7 vítimas ao dia, Mato Grosso do Sul se aproxima de 2.459 óbitos totais desde o início da pandemia

Cb image default
Divulgação

Boletim epidemiológico da covid-19 traz 28 novas vítimas da doença, que tinham entre 90 e 43 anos, e que faleceram nos últimos cinco dias e entraram na contagem apenas hoje (6). Com isso, são 2.459 óbitos desde o início da pandemia em Mato Grosso do Sul e 139.152 casos confirmados, com 1.582 novos infectados registrados, mas de 1 pessoa por minuto.

É o terceiro dia de alta em número de óbitos pelo novo coronavírus: foram 33 na terça-feira e 26 na segunda-feira. Contabilizando os últimos sete dias, a média é de 22,7 pacientes não resistindo e falecendo em decorrência do vírus em todo o Estado.

Com pouco mais de 6 mil casos sem encerramento por parte das secretarias municipais de saúde em Mato Grosso do Sul, o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, mencionou preocupação em relação a demora no repasse de informações. Além disso, há mais de 1,4 mil testes sendo analisados nas estruturas de laboratório do estado.

A outra preocupação é sobre os leitos hospitalares na região. No total, há 601 pacientes internados em unidades clínicas ou de terapia intensiva, em unidades públicas ou privadas de saúde.

Apenas entre as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da macrorregião de Saúde da Capital, a ocupação está em 96% - ou seja, apenas 4% das vagas estão disponíveis para receberem pacientes.

Conforme noticiado ontem, Campo Grande deve ativar 10 novos leitos no Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), mas isso ainda não foi feito. Segundo Resende, reunião entre as pastas estadual e municipal deve acontecer ainda hoje para definir isso, além de outro encontro entre autoridades sanitárias para readequar as estruturas da Santa Casa de Campo Grande. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.