Buscar

Em um ano, indústria de MS fecha quase 10 mil empregos

Setores de frigorífico e da construção civil têm os piores saldos

Frigoríficos acumularam, até maio deste ano, saldo negativo de 1.110 empregos (Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado)

A queda do desempenho da atividade industrial, decorrente do desaquecimento da economia, impulsionou o avanço das demissões em Mato Grosso do Sul. 

Em um ano, as empresas do setor fecharam 9.998 postos de trabalho no Estado, o pior saldo da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O número é quase 30 vezes menor que os 368 empregos criados nos 12 meses encerrados em maio de 2014. Neste ano (de janeiro a maio), o saldo entre admissões e desligamentos foi de -1.012 vagas, variação de -209,52% na comparação com os 924 gerados em igual intervalo do ano passado. No total, 107 atividades industriais acumularam, nos primeiros cinco meses deste ano, resultados negativos. Os destaques são os segmentos de frigorífico e construção civil. 

Conforme dados do Caged, detalhados no Radar Industrial da Fiems, o mercado de trabalho de Mato Grosso do Sul acumulou, nos últimos 12 meses, saldo negativo de 5.744 empregos. O maior peso no crescimento do volume de demissões veio da indústria - saldo de -1.012 postos. O resultado é o segundo pior entre as atividades econômicas, superando apenas o do comércio (-1.051 empregos). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.