Publicado em 16/01/2020 às 07:27, Atualizado em 16/01/2020 às 09:56

Governo quer melhorar alfabetização de crianças nas séries iniciais em MS

De cada 100 alunos de oito anos que estão 3º ano do ensino fundamental, 55 não sabem ler adequadamente

Redação ,
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Governo quer melhorar alfabetização de crianças nas séries iniciais em MS (Foto: Divulgação)

Melhorar a qualidade da alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental é um dos maiores desafios das escolas públicas do Brasil. De cada 100 alunos de oito anos que estão 3º ano do ensino fundamental, 55 não sabem ler adequadamente e não tem conhecimento suficiente em matemática, de acordo com dados da ANA (Avaliação Nacional da Aprendizagem) de 2016, do MEC (Ministério da Educação).

Por isso, o Governo de Mato Grosso do Sul quer melhorar em todo o território estadual a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º ano) das escolas públicas, com foco na garantia da alfabetização até os sete anos de idade.

Na terça-feira (14), o governador Reinaldo Azambuja e a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, se reuniram com representantes da Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura para tratar da Parceria para Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) em Mato Grosso do Sul.

“A ideia é o Governo trabalhar com os municípios um programa de alfabetização para todo o Estado, com as redes públicas de ensino, indo além da onde a Rede Estadual de Ensino opera”, explicou o superintendente de políticas educacionais da SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), Hélio Daher.

Com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática, o PARC é inspirado no Programa de Alfabetização do Ceará – experiência reconhecida nacionalmente por elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais de 3,5 para 6,1. O programa também é aplicado no Amapá, Espírito Santo, Pernambuco e Sergipe.

Também participaram da reunião o secretário adjunto da SED, Édio Resende, a coordenadora de políticas públicas para o ensino fundamental da SED, Eleida Adamiski, e a coordenadora de formação continuada dos profissionais de educação, Alessandra Ferreira.