Buscar

Hospitais de Campo Grande estão sem limite, Rede pública de saúde não tem mais vagas para pacientes com Covid-19

Rede pública de saúde não tem mais vagas para pacientes com Covid-19

Cb image default
Ambulâncias de Sidrolândia têm movimento intenso em vagas para Campo Grande

Os hospitais da rede pública de saúde de Campo Grande já não têm mais vagas para pacientes com Covid-19.

Nas três unidades que operam pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como unidades de terapia intensiva (UTIs) reservadas para o novo coronavírus estão com 100% de ocupação.

Restam apenas alguns hospitais particulares com contratos com a prefeitura.

Nenhum Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência para tratamento de Covid-19 em Campo Grande, apenas duas vagas em UTIs estavam vazias até ontem.

Nesta semana, uma ocupação na unidade chegou a 100% dos leitos críticos (UTI e semi-intensivo).

Já na Santa Casa de Campo Grande, maior hospital da Capital, nenhuma vaga para pacientes com doença estava disponível.

Das 10 vagas disponíveis na Unidade de Trauma, 100% estavam ocupadas por pacientes que não estavam no Hospital Regional e tiveram transferência de pacientes.

No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, os 10 leitos para tratamento de doenças, que foram inaugurados na segunda-feira, estão ocupados.

O centro médico, inclusive, está com 100% de ocupação para internação em todos os setores adultos - UTI geral e leitos clínicos. A Prefeitura ainda tem leitos contratados no Hospital Adventista de Pênfigo, El Kadri, Clínica Campo Grande e Proncor.

De todos esses, a melhor situação é a Proncor, que ainda tem 30% das vagas em UTIs, porém, para atendimento a pacientes com outras doenças, não há mais leitos no setor.

Já os leitos do setor no Pênfigo, inaugurados há 10 dias, também já estão ocupados. A taxa de ocupação em relação aos leitos clínicos era de 60% no fim da tarde, mas era possível chegar a 80% até o fim do dia, segundo avaliação da imprensa da unidade.

A mesma situação se encontra no El Kadri, com todos os leitos de UTI contratualizados com um aeroporto ocupado. Do setor, sete estavam com pacientes do SUS e três participantes do convênio. A UTI geral não tinha leitos, e a UTI cardio, que não recebe pacientes com Covid-19, tinha quatro vagas.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Saúde ( SES ), Geraldo Resende, o governo tenta obter mais 10 leitos para serem implantados no Hospital de Pênfigo, mas depende de equipamentos a serem alcançados no interior. “São equipamentos que Dourados receberam doação e ainda não conseguiram implantar”, afirmou.

O secretário ainda diz que pretende chegar a 100 leitos críticos no Hospital Regional, entretanto, para que isso se concretize, é necessário que equipamentos que foram promovidos pelo Ministério da Saúde cheguem na Capital.

Segundo a cidade, um índice de ocupação global dos leitos da UTI na cidade estava ontem em 86%, mas apenas 39 leitos para pacientes graves estavam disponíveis no início da tarde.

Para o médico infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Julio Croda, é possível que na próxima semana já tenha ocorrido leitos de UTI em Campo Grande , já que ainda há alguns casos sendo confirmados recentemente e o uso social não tem passado em 37% durante a semana.

“O cenário da Capital é muito preocupante, principalmente no que diz respeito aos leitos de terapia intensiva. Diversas cidades no Brasil e colapsaram seu sistema de saúde. Então, o gestor deve entender que uma curva de contágio dessa forma como está acelerada, o poder público não tem capacidade de acompanhar essa curva de oferta de leitos, e isso não é um fenômeno local, é um fenômeno mundial. Campo Grande deve adotar ou bloquear, senão, na minha opinião técnica, já na semana que vem, nós veremos pacientes morrendo por falta de leitos ”, afirma.

Ocupação de leitos nos hospitais

Hospital Regional

Leitos clínicos: 72,5%

UTI Covid-19: 97,2%

Santa Casa

Leitos clínicos gerais: 85%

Leitos clínicos Covid-19: 56%

UTI Covid-19: 100%

UTI geral: 95%

Hospital Universitário

Leitos clínicos: 100%

UTI Covid-19: 100%

UTI geral: 100%

Hospital do Câncer

Leitos clínicos: 54,5%

UTI geral: 98%

Hospital do Pênfigo

Leitos clínicos: 60%

UTI Covid-19: 100%

UTI geral: 90%

Hospital El Kadri

Leitos clínicos: 25%

UTI Covid-19: 100%

UTI geral: 100%

UTI cardio: 60%

Clínica Campo Grande

Serviços Médicos: 50%

UTI Covid-19: 90%

UTI geral: não informado

Proncor

Leitos clínicos: 81%

UTI Covid-19: 70%

UTI geral: 100%

Hospital de Cassems

Leitos clínicos Covid-19: 70%

UTI Covid-19: 92%

UTI geral: 88%

Hospital Unimed

Leitos clínicos gerais: 75%

Leitos clínicos Covid-19: 71%

UTI Covid-19: 86,6%

UTI geral: 83%

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.