Buscar

Índios e fazendeiros entram em confronto durante ocupação de área

Índios estavam com arcos e fechas, e foram atacados pelos fazendeiros, que jogaram as caminhonetes contra eles (Foto: Reprodução/TV Morena)

Produtores rurais e índios de Coronel Sapucaia – município localizado a 383 km de Campo Grande – entraram em conflito ontem (24) na fazenda Madama, parte da área reivindicada como terra indígena Kurusu Ambá. Há cerca de 50 índios no local e outras propriedades – Água Boa e 27 Estrelas – também foram ocupadas.

Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a PF (Polícia Federal) descumpriu acordo intermediado pelo MPF (Ministério Público Federal) e não acompanhou os fazendeiros para fazer a retirada de pertences da área de conflito. Eles acusam os produtores de atirarem com armas de fogo contra os índios.

Imagens da TV Morena mostram os indígenas, da etnia Guarani-Kaiowá, sendo atacados por seguranças com caminhonetes. Eles jogavam os veículos sobre os índios, que estavam em posse de arcos e flechas.

Perfis que representam lideranças indígenas da região, no facebook, afirmam que três pessoas estão desaparecidas – uma mulher de 24 anos e duas crianças de 10 e 11 anos. Uma criança teria sido morta e encontrada queimada.

Entretanto, os fatos não foram confirmados pelas autoridades locais. Segundo a PF e a Polícia Civil de Coronel Sapucaia, não houve registros relativos a homicídio ou desaparecimento registrados na região.

A reportagem entrou em contato com a coordenação regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Ponta Porã, jurisdição responsável por Kurusu Ambá. Entretanto, as ligações feitas não foram atendidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.