Publicado em 26/06/2015 às 08:11, Atualizado em 26/10/2016 às 12:26

Índios e fazendeiros entram em confronto durante ocupação de área

, O Estado Online
Índios estavam com arcos e fechas, e foram atacados pelos fazendeiros, que jogaram as caminhonetes contra eles (Foto: Reprodução/TV Morena)

Produtores rurais e índios de Coronel Sapucaia – município localizado a 383 km de Campo Grande – entraram em conflito ontem (24) na fazenda Madama, parte da área reivindicada como terra indígena Kurusu Ambá. Há cerca de 50 índios no local e outras propriedades – Água Boa e 27 Estrelas – também foram ocupadas.

Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a PF (Polícia Federal) descumpriu acordo intermediado pelo MPF (Ministério Público Federal) e não acompanhou os fazendeiros para fazer a retirada de pertences da área de conflito. Eles acusam os produtores de atirarem com armas de fogo contra os índios.

Imagens da TV Morena mostram os indígenas, da etnia Guarani-Kaiowá, sendo atacados por seguranças com caminhonetes. Eles jogavam os veículos sobre os índios, que estavam em posse de arcos e flechas.

Perfis que representam lideranças indígenas da região, no facebook, afirmam que três pessoas estão desaparecidas – uma mulher de 24 anos e duas crianças de 10 e 11 anos. Uma criança teria sido morta e encontrada queimada.

Entretanto, os fatos não foram confirmados pelas autoridades locais. Segundo a PF e a Polícia Civil de Coronel Sapucaia, não houve registros relativos a homicídio ou desaparecimento registrados na região.

A reportagem entrou em contato com a coordenação regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Ponta Porã, jurisdição responsável por Kurusu Ambá. Entretanto, as ligações feitas não foram atendidas.