Buscar

Médico veterinário Maurício Saito é eleito para presidir a Famasul

Atual presidente da Aprosoja/MS, ele foi eleito para o cargo neste sábado. Nova diretoria será empossada para mandato de três anos em agosto.

(Foto: Reprodução/TV Morena)

O veterinário, produtor rural e atual presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Maurício Koji Saito, foi eleito neste sábado (20) para presidir a Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), em um mandato de três anos. A posse, segundo a instituição vai ocorrer em agosto.

Completam a diretoria que vai assumir a gestão da entidade: Nilton Pickler, atual presidente da Famasul depois do afastamento de Eduardo Riedel para assumir a secretaria estadual de Governo e Gestão Estratégica, e que será vice-presidente no novo mandato; a presidente do sindicato rural de Coxim, Terezinha de Souza Cândido Silva, como diretora secretária, e Luis Alberto Moraes Novaes, presidente da Fundação da MS e da Associação dos Fornecedores de Cana do estado (Sulcanas), como diretor financeiro.

A nova equipe gestora da federação tem ainda em sua chapa o presidente do Sindicato de Amambai, Diogo Peixoto da Luz, e André Ribeiro Bartocci, como 2º e 3º secretários, respectivamente. A tesoureira da Aprosoja/MS, Thais Carbonaro Faleiros, e o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério de Menezes, respondem como 2º e 3º tesoureiros. O conselho fiscal é formado pelo atual diretor, Ruy Fachini Filho, pela ex-diretora da Famasul, Maria Lizete Barreto de Menezes Brito, e pelo ex-presidente do Sindicato Rural de Bandeirantes, Janes Bernardino Honório Lyrio.

A eleição ocorreu na sede da Famasul, na Casa Rural em Campo Grande, e a chapa de Saito, única concorrente, com um quórum recorde de delegados dos sindicatos rurais registrados na instituição, obteve 65 votos de um total de 67 entidades que tinham representantes aptos a votar.

De acordo com o presidente eleito, a votação mais expressiva já obtida em pleitos da Federação não só legitima como também aumenta a responsabilidade de sua gestão. A meta é dar continuidade ao trabalho realizado pela atual diretoria, que levou a Famasul a ser reconhecida nacionalmente como uma das entidades do setor agropecuário mais atuantes e eficientes do país.

“Tivemos um trabalho magnífico do Eduardo Riedel, que junto com os integrantes da atual diretoria exerceu gestão que é reconhecida por todas as lideranças do setor. Meu maior desafio e dar continuidade ao que já foi realizado e, naturalmente, pensar em novos projetos que respondam aos anseios do produtor rural de nosso estado”, afirmou logo após a divulgação do resultado. 

Biografia do novo presidenteSaito exerce atividade rural em Mato Grosso do Sul desde 1996 e, mais recentemente, também na região norte. O presidente eleito da Famasul é graduado em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem pós-graduação em Administração de Empresas Agrárias e Gestão Empresarial e MBA em Gestão Empresarial.

Foi presidente da Coopsema - Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju e presidente do Sindicato Rural de Itaporã em duas gestões. Em janeiro do ano passado, Saito assumiu a presidência da Aprosoja/MS, cargo que deixa agora para assumir a Famasul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.